Portanto, dependendo do contexto, uma única palavra poderá ser classificada ou não como frase. Frase nominal é aquela que possui sentido completo, mas não possui verbo.
Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.
Frases verbais são frases que contêm verbos. Podem ser constituídas por uma ou mais orações, ou seja, por um ou mais verbos. Uma frase é um enunciado que apresenta um significado completo, sendo considerada a unidade mínima da comunicação linguística.
Por exemplo: o que diferencia uma frase nominal de uma oração (frase verbal) é a existência de um verbo. A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo. Tanto a frase como a oração são dotadas de sentido.
Uma frase verbal, também chamada de oração, apresenta verbo(s).
Já a frase verbal são frases que contêm verbos. Assim, a diferença é que uma possui verbo e a outra não. Para transformar uma frase nominal em frase verbal devemos acrescentar um verbo a frase nominal. Exemplos de frases nominais são as de números 1, 2, 3 e 4.
Para transformar uma frase nominal em frase verbal, é preciso que acrescente verbo na frase. Exemplo: "Que beleza esse quadro!" "Olhe que beleza esse quadro!"
Acrescente um verbo na frase nominal que ela passa a ser uma oração. Ex. Dia indo! Colocando o verbo.
Resposta. Para transformar frases em orações é só acrescentar verbos as frases.
Resposta: Se alimentando, talvez caçando, botando ovos etc.
Assim, o predicado verbo-nominal pode ser formado por:
Resposta. Para ser nominal não deve ter verbos. O homem caminhou na calçada. A caminhada do homem na calçada.
Por Exemplo: saíram da aula alegres. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal.
Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.
Uma oração é dividida em duas partes: sujeito e predicado. Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal.
O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. Vale lembrar que a locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.
Obs: para identificar um predicado verbo-nominal, vale observar que o verbo de ação está expresso na frase. No entanto, o verbo que indica estado ou qualidade, permanece oculto. Para ilustrar, vamos ver o primeiro exemplo: Dolores chegou cansada.
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita. Por exemplo: O avião caiu. O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo.
Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. ...
O Predicativo do Objeto é o elemento que atribui uma característica, estado ou qualidade ao objeto. Ele ocorre quando o predicado é verbo-nominal e funciona como núcleo nominal do predicado. Exemplos: O professor deixou João desconsolado.
É chamada de predicação verbal a relação que um verbo estabelece com os seus complementos na formação do predicado. Assim, quanto à predicação, os verbos podem ser classificados em: ... verbos transitivos; verbos de ligação.
Predicado é o termo da oração que desempenha o papel de fazer uma declaração sobre algo ou alguém; tal função é denominada predicação. Ao identificarmos o elemento que exerce a função de núcleo do predicado, podemos, também, determinar o tipo de predicação presente na oração.
Resposta. Resposta: verbo transitivo direto Provocar a existência de; fazer com que alguma coisa seja construída a partir do nada: algumas religiões afirmam que Deus criou o mundo.
O verbo “morrer”, por exemplo, é, costumeiramente, classificado como intransitivo; mas “O dicionário prático de regência verbal”, de Celso Pedro Luft, lembra que o mesmo verbo pode ser transitivo. É o caso de frases como: “Ele morre por você!”. Nesse caso, quem morre, morre por alguém.
A predicação é identificada pela transitividade do verbo - que pode ser transitivo direto, transitivo indireto, bitransitivo ou intransitivo. O verbo "saber" pode ser usado como verbo transitivo direto, indireto ou intransitivo, a depender do contexto de uso. ... Transitivo direto - Eu sei que tudo vai ficar bem.
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.