A amelogênese imperfeita é considerada um grupo heterogêneo de condições clínicas e genéticas, que afetam o esmalte dentário, ocasionalmente em associação a alterações em outros tecidos dentais, orais e extra-orais9.
Hipodontia: ausência congênita no arco dentário de alguns dentes. Oligodontia: ausência congênita de 06 ou mais dentes. Hiperdontia: anomalia resultante de atividade anormal contínua da lâmina dentária, levando à formação de brotos dentários supranumerários.
A displasia dentinária é uma condição rara (1:100.
Introdução: Hipomineralização molar incisivo (HMI) é a displasia do esmalte dos dentes que afeta um ou mais primeiros molares permanentes frequentemente associados aos inci- sivos permanentes.
De acordo com o grau de severidade dessa anomalia, vários protocolos de tratamento podem ser realizados, desde clareamento, microabrasão, restaurações estéticas diretas e coroas unitárias. Desta forma, objetiva-se apresentar o diagnóstico e o tratamento restaurador estético de um caso clínico de hipoplasia do esmalte.
Tratamento para HMI O tratamento depende do tipo de acometimento, as medidas preventivas, como escovação com dentifrícios com flúor e o uso tópico de verniz fluoretado, devem ser aplicadas logo após a erupção do dente afetado. Os dentes com perdas estruturais necessitam de tratamento restaurador.
A HMI pode ser diferenciada da hipoplasia de esmalte, já que na hipoplasia há menor espessura do esmalte e na HMI o defeito é qualitativo, ou seja, houve a formação de toda a espessura do esmalte, mas a translucidez foi alterada.
A aplicação do verniz fluoretado deve ser realizada de preferência logo após as refeições, já que nas 12 horas seguintes recomenda-se que os pacientes tenham uma alimentação leve e líquida e não escovem os dentes nesse período, para permitir boa aderência da película do verniz, e assim obter o melhor efeito possível.
O verniz de flúor ajuda não só a proteger as superfícies oclusais mas também entre os dentes. O tratamento com verniz de flúor destina-se a crianças e adultos como prevenção contra o aparecimento de cáries e para aliviar a sensibilidade dentária.
Aplique uniformemente Fluorniz por quadrante, removendo os excessos não aderidos. Não é necessário a secagem com ar do produto. Após a aplicação instrua o paciente para não ingerir alimentos sólidos e naquele dia não escovar os dentes. Após o uso, feche bem o frasco do verniz.
Duraphat deve ser aplicado pelo dentista. Para potencializar os efeito de Duraphat, recomenda-se remover o excesso da placa e secar os dentes antes da aplicação do produto. Dependendo do acesso, o verniz com flúor Duraphat pode ser aplicado com o auxílio das hastes flexíveis com pontas de algodão, pincel ou sonda.
Várias formas de tratamento para sensibilidade dos dentes têm sido usadas para proporcionar alívio, tal como a aplicação tópica de flúor, enxaguantes bucais fluoretados, uso de adesivos e selantes dentinários, aplicações de laser, dentifrícios de dessensibilização, recobrimento da área radicular exposta com ...
Não há muito mistério em sua aplicação. Para começar, o especialista explica que o dentista deve realizar a profilaxia na região dos sulcos para, posteriormente, aplicar o ácido que vai correr microscopicamente a superfície do esmalte na área dos sulcos, permitindo que o selante penetre-os, vedando-os.
Como é feita aplicação do flúor O flúor concentrado deve ficar em contato com os dentes por 1 minuto, e após a aplicação, é necessário ficar ao menos 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.
A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.
De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, assim como fazemos em nossas casas com o creme dental. Outras alternativas são o uso de moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado. A escolha será feita em conjunto entre o dentista e o paciente.
Uma das formas de mantê-la em dia é com aplicação de flúor, tanto no consultório como no uso pessoal diário. A substância é extremamente importante no combate e prevenção às cáries e remineralização dental, proporcionando mais proteção aos dentes.
Estudos científicos comprovam que o flúor provoca a calcificação da glândula. Quando há excesso da substância química no corpo, ela se aloja no órgão e o calcifica. Por essa razão, muitas pessoas que trabalham com a mediunidade e buscam uma ligação mais próxima com a dimensão espiritual evitam o consumo excessivo dela.