Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...
Cite duas vantagens e duas desvantagens da energia nuclear
A energia nuclear não é renovável, uma vez que não utiliza recursos que são naturalmente reabastecidos. Um dos principais argumentos utilizados para defender o uso da energia nuclear como uma alternativa limpa é o fato de que ela não emite CO2 para a atmosfera, não contribuindo para o aquecimento global.
Em 1974, o governo francês tomou a decisão de expandir rapidamente a capacidade de produção de energia nuclear na França logo após a primeira crise do petróleo. Esta decisão foi tomada no contexto de uma França com competência substancial em engenharia, mas com poucos recursos energéticos autóctones.
a) A biomassa é considerada renovável no momento em que advêm de fontes que podes ser repostas em um período compatível com a vida humana caso sejam manuseadas de forma sustentável, porém é considerada "não limpa" pelo fato de necessitar de sua queima para produção de energia, liberando assim gases poluentes na ...
- É uma fonte energética renovável e limpa; - Emite menos gases poluentes. Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
Resposta. Porque eles liberam gases como por exemplo carbono e seus derivados, que poluem a atmosfera e o meio ambiente.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
A biomassa é uma fonte de energia que pode ser utilizada para a produção de energia elétrica e industrial. ... É considerada uma fonte de energia renovável, pois o material orgânico que é queimado durante a sua produção é renovado através do ciclo do carbono. As plantas e os animais formam a biomassa terrestre.
A biomassa pode ser classificada em quatro categorias, de acordo com a sua origem: Culturas para fins de geração de energia: são cultivadas para a produção de energia. ... Sub-produtos orgânicos: O processamento da biomassa para criação de produtos, forma um grupo adicional de sub-produtos.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.
São exemplos de fontes alternativas de energia: energia solar, energia eólica, biocombustíveis, energia dos oceanos e energia geotérmica.
Por ser uma fonte de energia renovável, por meio da intervenção humana adequada, a biomassa é uma alternativa viável para a substituição dos combustíveis fósseis e poluentes, como o petróleo e o carvão, por exemplo. Além disso, a biomassa é comumente utilizada em usinas termelétricas para gerar eletricidade.
Como a biomassa é utilizada e transformada em energia utilizável? A biomassa é utilizada diretamente como combustível ou através da produção de energia a partir de processos de pirólise, gasificação, combustão ou co-combustão de material orgânico que se encontra presente num ecossistema.
Responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país, a energia de biomassa é aquela obtida pela queima de materiais orgânicos. ... A combustão de materiais orgânicos devolve à natureza apenas o carbono que a planta usou para crescer, o que não gera prejuízos ambientais.
Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia, como carvão, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros.
Os diferentes tipos de biomassa
Classificação dos tipos de biomassa utilizados como fonte energética
O etanol é o principal biocombustível do Brasil e dos Estados Unidos; enquanto que na União Europeia o biodiesel domina o mercado de biocombustíveis líquidos.
A análise indica ainda que São Paulo segue como maior produtor de energia proveniente da queima da biomassa no país com 2.