O número de filhotes de uma ninhada varia de indivíduo para indivíduo e também de gestação para gestação. Contudo, a média é de 6 a 8 coelhinhos. No entanto, é possível que uma coelha tenha uma quantidade muito menor ou maior de filhotes.
A coelha pode dar à luz a partir da idade de seis meses. O período de gestação tem duração pouco inferior de seis semanas. A partir disso, em cada uma das quatro e seis ninhadas a cada ano ocorre o nascimento dentre quatro e oito filhotes, sem visão e pelados.
A lebre europeia apresenta de quatro a sete gestações anuais, concebendo até quatro filhotes por ninhada. Ou seja, uma lebre pode ter 28 crias por ano - sendo que as fêmeas dessa ninhada, aos 5 meses de idade, já estão maduras sexualmente para se reproduzirem.
Para ser considerado jovem, o coelho deve ter no máximo nove semanas de idade. Já um coelho adulto deve ter cerca de nove meses a quatro ou cinco anos de idade. Para ser considerado idoso, o coelho deve ter mais de quatro ou cinco anos de idade. Alguns coelhos vivem até 10 a 12 anos de idade.
O coelho é um mamífero e, por isso, não 'bota' ovo, sendo alimentado nos primeiros meses de vida pelo leite da mãe. Ele se reproduz com muita rapidez e pode ter vários filhotes de uma vez só. As fêmeas são capazes de engravidar entre três a cinco vezes durante uma temporada inteira.
O coelho não bota ovo. O filhotinho se forma na barriga da mamãe coelha. Ele nasce da barriga da mamãe e mama nela pra tomar leitinho.
Nº de Acessos. A gestação das coelhas dura em média 30 dias. Durante a gestação a coelha precisa de conforto, tranquilidade, boa alimentação e água. Dois a três dias antes do parto deve ser disponibilizado um ninho com “cama” para que a coelha possa prepará-lo para os láparos recém-nascidos.
Com 21 dias, os filhotes saem do ninho, comem ração e bebem água e, entre 30 e 35 dias, são desmamados.
Se a sua coelha é dócil e calma faça uma coisa, meta a mão dentro do saco da ração da coelha e esfregue a mão com ração. De seguida meta os coelhinhos no ninho e deixe-os em sossego. Amanhã de manhã faça a mesma coisa e verifique se eles têm leite no estômago, vê-se bem a pele é transparente.
O ultrassom é o melhor método para detectar a gestação, já que ele é 100% preciso após os seis primeiros dias de gravidez. O veterinário pode realizar o ultrassom no próprio consultório para descobrir com rapidez e precisão se a coelha está esperando filhotes.
A partir de cinco dias, as crias já possuem pelos. A partir de 12, começam a abrir os olhos, que ainda são muito sensíveis e devem ser protegidos contra a iluminação direta.
17° dia: Começam a comer, gradativamente, grande quantidades de alimentos sólidos pela capacidade de deixarem o ninho e reproduzir alguns hábitos da mãe. São submetidos a um período de rápido desenvolvimento a partir de uma dieta quase exclusiva de leite, para uma dieta de origem vegetal.
Coloque na gaiola uma caixinha com feno para fazer o ninho. Pegue uma caixa pequena de madeira ou papelão e coloque-a em algum canto da gaiola. Cubra o fundo com 8 a 15 cm de feno. O objeto tem que ser grande o suficiente para abrigar a mamãe e os filhotes e baixo para que a coelha possa entrar e sair com facilidade.
No momento da morte, a respiração do coelho é perturbada, iniciando assim os últimos estertores. O coelho começará a respirar agitado e, talvez, em breve, enquanto seu pulso estiver ficando mais lento. Você também pode adquirir rigidez na mandíbula e experimentar alguns tremores .
Coelho muito triste - Falta de estimulação física e mental Se seu coelho está triste, pode ser que se sinta só e precise de sua companhia para melhorar seu estado de espírito. Por isso, reserve um tempo exclusivo para brincar com seu animal de estimação, lhe dar carícias e se dedicar à sua limpeza.
A infecção por coliformes em coelhos ocorre graças a escherichia coli e o sintoma principal, assim como o problema mais grave que produz, é a diarreia contínua. Caso não seja tratada a tempo com enrofloxacina injetável ou bem diluída na água do coelho, pode acabar por provocar a morte do animal.
SONS DE MEDO: Os coelhos têm um grito particularmente penetrante e perturbador que guardam para quando estão extremamente assustados ou sendo atacados. Se o seu coelho gritar, ele pode estar com dor ou em perigo. ... Um coelho nessa posição geralmente está indicando para os outros que não é uma ameaça.
O barulho mais agradável é o barulho dos dentes , às vezes chamado de ronronar; um coelho vai estalar os dentes de trás em um barulhinho agradável. O coelho está muito contente e provavelmente derreteu no seu colo ou está deitado ao seu lado. Seu coelho ama o que você está fazendo; não pare.
Nome dos sons de animais (vozes dos animais)
Identificando os diferentes tipos de tremor Quanto aos tremores de causa não patológica, os coelhos podem tremer quando estão muito empolgados, curiosos ou felizes. ... Além disso, assim como acontece conosco e com outros animais, um coelho também pode soluçar de vez em quando, dando a impressão de tremor.
Um coelho pode dar batidinhas nos dentes ao ser acariciado, do mesmo modo que um gato ronrona. Alguns fazem tal barulho quando estão se sentindo seguros e felizes na casinha ou gaiola. Se o coelho está batendo os dentinhos, sinal de que ele gosta de você.
Método 2 de 3: Você precisa ganhar a confiança dele, deixando-o mais à vontade quando estiver por perto. Crie um ambiente seguro. Tente colocar o coelho e a gaiola em um cômodo pequeno, como o banheiro. Feche a porta e abra a gaiola; fique no local com o pet, mas deixe-o decidir se quer sair ou não da gaiola.
O acasalamento é rápido, o macho cobre a fêmea e pouco depois cai de lado dando um gritinho, ela já está prenha. Se não tiver o gritinho, não completou a fecundação. Logo depois de fecundada, a fêmea não aceita mais o macho, ele insistindo será atacado e pode ter briga.
Depois da primeira ninhada, a fêmea entra no cio a cada 10 dias. Mas ela não deve cruzar toda vez porque senão vai viver menos. Os criadores dizem que o ideal é cruzar de cinco a sete vezes por ano. Com o coelho, não existe ritual de acasalamento, preliminares e, muito menos, vínculo afetivo.
CANIBALISMO: Ocorre, comumente em coelhas recém-paridas, pode acontecer, por que logo depois do parto, comem a placenta e membranas e, em seu estado de "estresse" (sede) podem comer algum filhote. ... Por instinto, as fêmeas devoram seus filhotes fora do ninho, para proteger o restante da ninhada.
Dê pequenas quantidades de comida em granulado ou mistura de cereais apenas uma vez por dia e retire após algumas horas. Não deve dar mais de 2-3% do peso do animal em granulado por dia.