Respeitar os guias e normas de gestão da qualidade, adotar procedimentos confiáveis e legais, contar com analistas experientes na realização de auditorias e conhecer e seguir as diretrizes da Anvisa são alguns dos requisitos para realizar boas qualificações de fornecedores.
O que saber sobre indicadores de avaliação de desempenho de fornecedores?
A empresa deve definir uma taxa aceitável de problemas na qualidade de cada tipo de entrega, e utilizar esse padrão para avaliar o desempenho de cada um dos fornecedores. Além de monitorá-los, é importante ter esses padrões registrados e deixá-los claros no momento da contratação dos fornecedores.
A Avaliação de Fornecedores é um processo fundamental para medir a qualidade de seus fornecedores e, assim, do seu produto final. A avaliação de fornecedores é como uma base estrutural dos processos de compra. Invariavelmente, ela ocorre em qualquer empresa, mesmo quando a gestão de compras não é profissional.
A concorrência acontece, pois, não mais entre empresas do mesmo ramo, mas sim, entre as cadeias de suprimentos e o seu correto gerenciamento (LANGENDYK, 2002). De acordo com Martins (2005), com o decorrer dos anos, a seleção de fornecedores vem ganhando cada vez mais importância.
Assim, os critérios para o ranqueamento dos fornecedores podem ser qualidade, pontualidade no fornecimento e parceria. O critério parceria influencia fortemente as relações de compra com os fornecedores, devendo então ser considerado na classificação.
Os fornecedores nada mais são do que outras empresas, ou mesmo pessoas físicas, que literalmente fornecem para sua empresa a matéria-prima, equipamentos, maquinários, produtos, mercadorias e serviços que são necessários para que ela funcione e possa fabricar seu produto final.
Desta forma, a qualificação de fornecedores deve considerar três etapas principais a serem desenvolvidas com os fornecedores:
(2000) e De Toni e Nassimbeni (2000), quando se fala de desenvolvimento de fornecedor, está se referindo a qualquer esforço realizado por uma empresa compradora junto a um fornecedor, para aumentar o desempenho e as capacidades do fornecedor, a fim de atender às necessidades de suprimento de longo e curto prazo da ...
Quando uma empresa possui grande dependência de um fornecedor para manter diz-se que esse fornecedor é crítico. ... Caso o fornecedor não obtenha a qualificação, ele deve ser informado sobre os itens que não estão conformes. Neste caso, pode ser negociado um prazo para a adequação.
Deve comunicar para provedores externos seus requisitos para: os processos, produtos e serviços a serem providos; a aprovação de produtos e serviços; de métodos, processos e equipamentos; de liberação de produtos e serviços; a competência, incluindo qualquer qualificação de pessoas requerida; as interações do provedor ...
A qualificação de fornecedores, quando não realizada, pode gerar um prejuízo de ordem econômica e/ou à imagem da organização, nos casos em que comprovada a relação entre o dano causado ao meio ambiente ou trabalhador e a atividade executada.
Certificação: fornecedor qualificado que atingiu excelência máxima em seu grau de avaliação por parte da equipe de qualidade da empresa, uma vez que possui excelente histórico de fornecimento de produtos e serviços com qualidade assegurada e que pode ser classificado como CERTIFICADO, dispensando, de acordo com ...
Quando um fornecedor é aceito, sua função é a de fornecer matérias-primas, insumos, serviços e demais produtos para a empresa que o seleciona. Com a homologação, portanto, será criada uma relação de subserviência, que deve ser pautada pela transparência e qualidade para garantir a produtividade de ambas as partes.
A homologação de fornecedor é o processo de aprovação ou confirmação de que uma empresa atende aos critérios pré-estabelecidos de fornecimento, que visam gerar maior segurança e confiança no relacionamento.
Homologação é um termo que se utiliza para identificar que um produto passou por um processo de verificação em relação à segurança, eficácia, durabilidade, funcionamento e qualidade.
Trata-se de uma organização não governamental que promove a normatização de produtos e serviços, com o intuito de melhorar a qualidade de seus processos continuamente. ... Em relação ao fornecedor, essa certificação demonstra sua capacidade de fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes com qualidade.
O que é Homologação: Homologação é o ato de homologar, é uma confirmação ou aprovação de uma sentença dada por uma autoridade. Homologação é um termo relacionado diretamente à área jurídica, sendo também um processo de auditoria para verificar erros em qualquer item.
a) AVISO PRÉVIO TRABALHADO: neste caso, o prazo para homologação da rescisão é até o primeiro dia útil seguinte ao término do aviso; b) AVISO PRÉVIO INDENIZADO: neste caso, o prazo para homologação é até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão.