Apesar de ser uma doença pouco comum, a trombocitopenia em cães pode ter causas diversas. Portanto, é essencial que o tutor esteja atento aos possíveis sinais e acione o veterinário logo que perceber algo diferente no pet.
A trombocitopenia é uma doença grave que pode levar o animal a morte então é muito importante que um Médico Veterinário seja consultado para que o diagnóstico e tratamento dessa doença seja correto.
Já deu para perceber que esse tipo de problema pode aparecer por muitas razões, certo? Por isso, um bom médico veterinário e diversos exames complementares são essenciais para definir a origem da trombocitopenia.
Nesse caso, geralmente recomenda-se a suplementação vitamínica e uma terapia medicamentosa. Na maioria das vezes, os pacientes com trombocitopenia apresentam diagnóstico bom e seu tratamento consiste apenas no tratamento para a causa primária.
Meu cãozinho teve a mesma situação, retirou o baço, com cirurgia feita pelo cirurgião especial em Salvador (Dr Mario Jorge)Esta cirurgia precisa ter transfusão de sangue, pois ocorre grande perda de sangue do baço . Teve uma parada cardíaca apos a cirurgia, mas sfoi reanimado e salvou-se. A biopsia deu benigno, e isto já tem 4 anos. Fe e coragem. Bênçãos
A minha poodle Mel,tbm apresentou plaquetas baixas,e o mais absurdo foi que a veterinária não entrou com nenhum tipo de remédio pra aumentar as plaquetas, que foi descoberta porque fez exames para trocar ração por alimentação saudável. 1 ano e 8 meses depois,deu uma hemorragia e veio a falecer.Comia bem,dormia bem, brincava.Era a alegria da casa.Tinha que ser?Não sei.Mas a meu ver foi um grave erro da veterinária. Poderia ter entrando com medicação pra pelo menos tentar aumentar as plaquetas.
Olá. Já passei por isso, e perdi meu por Bull exatamente assim, nódulo no baço e anemia profunda, não conseguir bolsa de sangue compatível para a intervenção cirúrgica. Faça o quanto antes e tudo ficará bem. O baço do meu cachorro aumentou tanto, que eu o perdi por insuficiência respiratória.
Tenho uma shihtzu de 1 ano. As plaquetas estavam 80., e em 3 dias abaixou para 52. Esta tomando dexy, mais predinisona. Meu coração está partido. A veterinária é excelente mas estou muito preocupada com esta situação.
“[A doença] pode ser causada por problemas na produção, distribuição e destruição das plaquetas. No caso de algumas doenças autoimunes, quando o sistema imunológico começa a atacar o próprio corpo, como o lúpus, a artrite reumatoide e o pênfigo, mais comuns nas raças Cocker Spaniel, Old English Sheepdog, Pastor Alemão e Poodle, o próprio organismo não ‘reconhecerá’ a plaqueta e produzirá anticorpos para destruí-la”, afirma Lima.
Estou com minha pittbul no mesmo caso De plaquetas baixas e não sei oque fazer pois já fiz exames para detectar se era a doença do carrapato e deu negativo só que as plaquetas só continuam a cair.
Ocorre quando a produção de plaquetas não compensa o consumo das plaquetas pelos megacariócitos. Nesse caso, ainda não existem respostas completas sobre as razões da produção de anticorpos contra plaquetas.
Meu cachorro testou positivo para leishmaniose, erliquiose e cinomose. Primeiro fiz teste de leishmaniose deu positivo, comecei o tratamento, tive q suspender para começar o de erliquiose. Agora descobri que ele tbm tem cinomose. O que eu faço?
A principal consequência desse tipo de problema é o risco de sangramentos exagerados. Como vimos anteriormente, as plaquetas são estruturas responsáveis pela coagulação sanguínea em caso de feridas ou machucados, sejam eles externos ou internos.
Durante todo o tratamento deve também dar ao seu patudo uma alimentação de boa qualidade para ajudar a acelerar o período de recuperação, uma vez que a nutrição é fundamental para que o sistema imunitário e todo o organismo funcione de forma correta.
Normalmente isso ocorre devido ao uso exagerado de estrógenos, sulfadiazina e antiinflamatórios não esteroidais, além de algumas reações pós-vacinais contra cinomose e parvovirose.
É uma condição que requer vários exames diagnósticos complementares e uma avaliação minuciosa do seu médico veterinário para que a abordagem terapêutica inclua todos os fatores que causam este problema.
Ola. Tenho duas cachorras elas brigaram feio esses dias, uma está com a pata da frente super inchada e dura, como se tiver sangue coalhado, região até próximo o peitoral. Ela parece não sentir dor, mais está 5 dias super inchada e dura a região. Estou dando antiflatorio e compressas de frio e quente. Não mudou nada. O que pode ser?
Há um grande número de causas possíveis para a trombocitopenia em cães (outro nome dado ao número reduzido de plaquetas na corrente sanguínea). Diversas alterações fisiológicas podem destruir tais células ou dificultar a sua fabricação pelo organismo. As principais são:
Olá boa tarde!! Meu pet toquinho tem 13 anos no mês passado passou mal levei no veterinário urgente cheguei lá ele ficou internado no hemograma constatou doença do carrapato fez tratamento 21 dias com doxiclina após o término da medicação aguardei 7 dias e repetimos o hemograma ontem as plaquetas abaixaram mais ainda, resolvemos pagar pra fazer uma ultrassom e foi constatado que ele está com um tumor no baso estou muito apreensiva porque o veterinário mim informou que ele precisa fazer uma cirurgia urgente e que corre risco de vida na cirurgia estou muito triste sem saber o que fazer mim ajudem alguém já passou por isso 😭😭
Também estou na correria com a minha pequena, ela vai fazer um ano, estava com pancreatite e as plaquetas continuam baixas. Amanhã faremos o exame sorológico para saber se está com a doença do carrapato .
A sua principal função é a de formar coágulos para evitar sangramentos. Esse mecanismo é feito por meio de sinais enviados por impulsos nervosos, que fazem com que essas células se aglomeram no local do corte ou do ferimento.
Os hemoparasitas são organismos que parasitam as células do sistema hematopoiético. Podem ser bactérias atípicas como as Rickettsias e Mycoplasmas ou ainda protozoários como as Babesias. Quando há suspeita de hemoparasitose, o clínico enfrenta alguns desafios que podem mascarar o diagnóstico final.
Hemoparasitose: sintomas O tratamento é feito por meio de medicamentos específicos, chamados babesicidas ou piroplasmicidas, que combatem o agente causador, e tratamento das complicações secundárias, como a anemia e insuficiência renal, com remédios e em alguns casos, hemodiálise.
Por falar em prevenção, embora não exista vacina, há sim cura para a doença do carrapato. Basicamente, quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for dado, maiores as chances de cura. Por isso é fundamental agir rapidamente e procurar um veterinário.
Para abrir o apetite de cachorro você pode oferecer outros alimentos. Para fazer isso, recomendamos adicionar carnes magras, como frango e peru, pedaços de presunto sem sal, cenoura, iogurte desnatado e frutas na dieta de seu amigo peludo.
Como fazer soro caseiro para cachorro