Ao estudar a herança de duas ou mais características combinadas (como, por exemplo, a cor e a forma das sementes), Mendel formulou a segunda lei ou lei da segregação independente dos fatores, que diz: os alelos de dois ou mais genes de um indivíduo segregam-se independentemente, combinando-se ao acaso nos gametas.
Mendel, por meio do seus estudos, analisou a transmissão de características das gerações parentais para os demais( ou seja, é como se fosse a transmissão de características dos pais para os filhos). ... Tudo isso a partir das bases dos estudos de Mendel somada aos novos estudos e teorias.
As Leis de Mendel são um conjunto de fundamentos que explicam o mecanismo da transmissão hereditária durante as gerações. Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da Biologia.
A teoria da seleção natural de Darwin não teria funcionado sem a explicação de Mendel, que mostrou que as características hereditárias seguem regra de proporção, em que alguns traços são dominantes sobre outros.
Teoria Neodarwinista A Teoria Sintética da Evolução promove a união entre as ideias de Darwin, os estudos de Mendel e os avanços posteriores no campo da genética.
A teoria da Evolução, proposta por Darwin, baseia-se em alguns pontos-chave: ancestralidade comum e a seleção natural, que propõe que os organismos mais aptos sobrevivem. Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin.