O óleo de menta é comumente utilizado como aromatizante em alimentos e bebidas, como fragrância em cosméticos e também para uma variedade de condições de saúde, podendo ser tomado via oral em suplementos dietéticos ou usado topicamente na forma de creme ou pomada.
Para aproveitar as propriedades medicinais presente em cada planta pode-se adotar as seguintes estratégias:
Instruções. Corte as folhas da hortelã e coloque-as em um frasco, depois é só colocar a água e o álcool. Deixe o frasco repousando em local que pegue sol por duas semanas e, de vez em quando, dê uma mexida no frasco. Depois desse período a essência aromática estará pronta para uso.
Age como estimulante e melhora a respiração e o desempenho muscular. Principais propriedades e indicações do óleo essencial de Hortelã: - Antitussígeno, antisséptico, antiviral, expectorante e antiespasmódico das vias aéreas - tosse, gripe, resfriado, asma, bronquite, sinusite.
Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta
O Óleo de Menta Piperita 20ml, pode ser usado no tratamento da síndrome do intestino irritável e demais afeções do trato gastrointestinal, como indigestão, diarreia, cólicas gastrointestinais, enjoos, azias e afins.
Lavanda. O óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir as dores causadas pela enxaqueca graças aos seus ativos que induzem o relaxamento do corpo e da mente, aliviando a tensão, o cansaço, e o estresse.
Dicas de óleo essencial para rinite Borrife, de longe, em todas as cortinas, sofás e tapetes da sua casa. Pingue uma gotinha de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma bolinha de algodão e coloque uma em cada narina para aliviar os sintomas da rinite e respirar melhor.
Dor de cabeça tensional – hortelã-pimenta Pesquisas mostram que a aplicação de uma solução diluída de óleo com essa essência pode reduzir a intensidade das dores de cabeça. Pingue 10 gotas em 30 ml de um óleo difusor, como jojoba ou coco, e massageie no pescoço e nos ombros.
- Aplique o óleo essencial na testa, nuca, têmporas (afastado dos olhos) e na zona de maior tensão ou dor. - Óleo Essencial de Peppermint (Hortelã-Pimenta) Touch Roll-On - 10 ml - 21,67€.
(I) Inalação a vapor: adicione 5 gotas de óleo de menta piperita e 5 gotas de óleo de eucalipto em um recipiente com água fervendo. Em seguida, coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor do recipiente durante 5-10 minutos ou até a mistura ficar fria. Pode ser adicionado a um difusor também.
Óleos especialmente bons pela sua capacidade em aliviar dores de cabeça, insónias fadiga e tonturas: Hortelã-Pimenta, Eucalipto, Frankincense (Olíbano) ou Lavanda. Aplique 1 a 2 gotas do seu óleo essencial preferido.
O óleo de eucalipto contém cineol, um composto orgânico com muitos benefícios medicinais, incluindo a capacidade de reduzir a inflamação dolorosa na garganta. O óleo essencial de cravo-da-índia pode ajuda-lo a se livrar de uma dor de garganta, aumentando o sistema imunológico.
Os 7 óleos essenciais para a ansiedade
Dentre os óleos essenciais analgésicos, podem-se destacar os de alecrim, capim-limão, eucalipto, funcho, limão, manjericão, pimenta-negra, sálvia-esclareia, tomilho e tea tree.
Lavanda: se a sua dor de costas é o resultado do estresse e da tensão, este é o seu óleo ideal. É um grande calmante para a dor na cura de doenças, tais como cãibras musculares, tensão muscular, tensão, stress, dores de cabeça e insônia.
5 óleos essenciais que ajudam a emagrecer mais rápido
Formas de uso dos óleos essenciais para dores musculares Algumas possibilidades são: Inalação: É uma maneira fácil de utilizar os óleos essenciais. Adicione de 3 a 4 gotas de óleo essencial em um lenço ou algodão e inale profundamente.
Como usar: Para tratar as dores musculares, o óleo de alecrim pode ser aplicado na região dolorida diluído em água ou algum outro óleo, como óleo de coco ou azeite, por exemplo.
lavanda
Os óleos mais indicados, são: laranja doce, laranja amarga, limão siciliano e lavanda (este último para o início dos sintomas de depressão). Como usar? Compre um aromatizador de ambientes e pingue algumas gotas de óleo essencial. Só a inalação já vai ajudar.
1. Alfazema. Este é provavelmente o óleo essencial mais conhecido e utilizado para tratar a ansiedade. Isto porque alguns estudos identificaram que o óleo essencial de alfazema, ou lavanda, como também é conhecida, é capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse.
Como Usar um Difusor de Óleo Essencial
Nesta última, o óleo essencial de patchouli é usado por suas propriedades antidepressivas, anti-inflamatórias, antissépticas, afrodisíacas, adstringentes, cicatrizantes, desodorantes, diuréticas, febrífugas, fungicidas, inseticidas, sedativas e tônicas.
Benefícios deste óleo essencial: Ylang Ylang
Como usar o óleo de patchouli Por fim, o óleo essencial pode ser usado de diversas maneiras: misturado à outros óleos essenciais, como o de jojoba ou de abacate. Pode ser aplicado sobre a pele e pode ser inalado, usando difusores ou vaporizadores terapêuticos.
O cheiro de patchouli é descrito como terroso e herbáceo com um coração verde rico e uma base amadeirada. ... O óleo tem um aroma rico, balsâmico e herbáceo com um tom amadeirado mentolado.
Chá de Patchouli. O chá desta planta possui um efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico, sendo uma ótima opção para tratar a dor de cabeça ou para aliviar o estresse, por exemplo.