Propriedades e constituição química da membrana plasmática Ela apresenta certa elasticidade e permeabilidade seletiva, isto é, para certos tipos de moléculas ela é permeável e para outras ela é impermeável.
A membrana plasmática contém e delimita o espaço da célula, mantém condições adequadas para que ocorram as reações metabólicas necessárias. Ela seleciona o que entra e sai da célula, ajuda a manter o formato celular, ajuda a locomoção e muito mais.
O número de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lípides também influencia a fluidez: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membrana, pois menor será a possibilidade de intração entre moléculas vizinhas.
Resposta: FLUIDEZ DA MEMBRANA Lipídeos na Membrana Plasmática. A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica. Ela é caracterizada como um mosaico fluído, porque possui proteínas imersas (daí ser um mosaico) que não ficam estáticas na bicamada (daí ser fluido).
Ácidos graxos com ligações saturadas diminuem a fluidez da membrana e com ligações insaturadas aumentam a fluidez. As cadeias de ácidos graxos insaturados dos fosfolipídeos podem ser oxidados pelo gás oxigênio em uma reação radicalar em cadeia podendo levar a degradação das membranas.