O fluido proveniente das feridas, conhecido na terminologia médica como "exsudado", é uma característica da fase aguda da cicatrização de feridas. Este fluido, produzido pelos vasos sanguíneos e linfáticos, remove os resíduos das células e das bactérias e cria um ambiente favorável ao sistema imunitário.
Em casos de infecção, exposição óssea, tendões e músculos, grande quantidade de exsudato (pois não consegue absorver grande volume) Aplicar na ferida após limpeza local com jatos de soro fisiológico a 0.
As inflamações agudas são classificadas de acordo com as características do exsudato: 1- Serosas: predominantemente constituídas por líquidos, pobre em células e macromoléculas, observadas nas cavidades pré-formadas, como pleura, pericárdio, peritônio ou bolha de queimadura.
A inflamação fibrinosa é resultado do aumento da permeabilidade vascular, onde moléculas grandes, como fibrinogênio, passam a barreira vascular e a fibrina formada é depositada no espaço extracelular.
A função da inflamação é eliminar a causa inicial da lesão, coordenar as reações do sistema imune inato, eliminar as células lesadas e os tecidos danificados para iniciar a reparação dos tecidos e restaurar a função.