Principais Ideias de Kant Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.
Kant - teoria do conhecimento - A síntese entre racionalismo e empirismo. O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência.
O objetivo central da ética kantiana é mostrar que existe uma razão pura prática capaz, por si só, de determinar a vontade sem recorrer à sensibilidade e à experiência; operando por si só é, por isso, a priori, isto é, anterior à experiência.
O que posso eu saber? O que devo eu fazer? O que me é permitido esperar?
Por educação, Kant entende o cuidado da infância, a disciplina e a instrução, fundamentais à formação do homemf. A educação proposta por Kant, além de ser uma arte1,f, é um processo que educa o homem para a liberda- de.
De acordo com Kant, o conceito de maioridade corresponde à capacidade do indivíduo de se guiar por suas próprias ideias, interpretações ou mesmo pensamentos. ... Tal conceito ajuda que qualquer profissional na medida que possibilita uma reflexão nova, fresca, a respeito das formas que a mesma profissão é exercida no mundo.
A menoridade, para Kant, não é a falta de entendimento, mas a incapacidade que cada indivíduo possa eventualmente ter de fazer uso do seu próprio entendimento, enquanto a maioridade, por sua vez, é a capacidade de utilizar-se do próprio entendimento.
Preguiça e covardia são as causas que explicam por que uma grande parte dos seres humanos, mesmo muito após a natureza tê-los declarado livres da orientação alheia, ainda permanecem, com gosto, e por toda a vida, na condição de menoridade. É tão confortável ser menor!