Cérvix, cérvice ou colo do útero: extremidade estreita e inferior do útero que se comunica com a vagina. O colo uterino mede cerca de 2 cm a 4 cm de comprimento.
O útero está situado entre a bexiga urinaria, que esta para frente, e o reto, que esta para trás. Na parte media, o útero apresenta um estrangulamento denominado Istmo do Útero. A parte superior ao istmo recebe o nome de Corpo do Útero e a inferior constitui a Cérvix (colo).
Anatomicamente, no útero podem ser identificadas três partes: corpo, istmo e colo. Corpo do útero é a porção principal, a sua região superior é chamada de fundo do útero. Istmo é um pequeno segmento estreito situado entre o colo e o corpo do útero.
A parte superior da porção dilatada do útero apresenta o formato de cúpula e é denominada fundo do útero. É possível observar que uma tuba uterina penetra a cada lado da parte superior do órgão pelos chamados óstios tubários. Desse modo, o fundo do útero está localizado entre duas tubas.
Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.
No entanto, a dor no ovário também pode estar relacionada com alguma doença como endometriose, cistos ou doença inflamatória pélvica, especialmente quando não se está menstruando. Por isso, é importante que a mulher esteja atenta a todos os sinais e sintomas, para se necessário, consultar o ginecologista.
A inflamação nos ovários, também conhecida como ooforite ou ovarite, acontece quando um agente externo, como bactérias e vírus, começa a se multiplicar na região dos ovários. Em alguns casos, doenças autoimunes, como lúpus ou até mesmo a endometriose, também podem causar a inflamação do ovário.