Junção entre as articulações talonavicular, triaxial e calcaneocubóidea, biaxial. O osso navicular e cuboide articulam-se de tal modo, que permitem apenas um leve movimento e, portanto, podem ser considerados um único segmento. Vista por cima, a articulação transversa do tarso forma uma linha em forma de S.
Articulação do tornozelo
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
A estrutura do pé é formada por 26 ossos que se subdividem em três grupos: falanges, metatarso e tarso.
A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).
No total, os membros inferiores são formados por 62 ossos, que estão conectados ao restante do esqueleto pela cintura pélvica. Didaticamente, os ossos desse membro são divididos em quatro grupos principais: ossos do quadril, coxa, perna e pé.
O cíngulo do membro superior (clavícula e escápula) une os ossos do membro superior à caixa torácica. Enquanto o cíngulo do membro inferior (ossos do quadril) está bem fixado ao esqueleto axial, o cíngulo do membro superior é extremamente móvel.
Resposta: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos).
Exercícios sobre os ossos do membro inferior
O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
A epífise distal da tíbia compartilha a articulação do tornozelo com a epífise distal da fíbula. A tíbia é medial à fíbula, com a qual se articula em suas extremidades proximal e distal.
Tíbia: o maior e mais medial osso da perna, formando tanto a articulação do joelho quanto do tornozelo.
A fina fíbula situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para fixação de músculos. Não possui função de sustentação de peso. Articula-se com a tíbia (proximalmente e distalmente) e o tálus distalmente.
Descrição. Anteriormente nomeada de perônio, situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para descarga de peso. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus. Articula-se com a tíbia proximalmente e distalmente e com o tálus distalmente.