O emulsificante proporciona uma massa mais firme e com mais volume, ou seja, um bolo leve e maior, que pode ter um aumento em até 30% do seu rendimento. Já nos sorvetes, os emulsificantes têm diversas funções, são elas: Gerar uniformidade durante o batimento. Reduzir o tempo de batimento da mistura (calda).
Os aditivos para alimentos são substâncias não-nutritivas que melhoram a aparência, sabor, textura e o tempo de armazenamento de alimentos. Entre os males relacionados ao excesso de consumo, estão alergia, hiperatividade e câncer.
As vantagens dos conservantes De forma mais detalhada, os conservantes têm a capacidade retardar ou até mesmo inibir o processo natural de fermentação, que mesmo sendo reações químicas comuns e muitas vezes inevitáveis, estragam e tornam os alimentos impróprios para consumo.
Por apresentar baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) constituem os conservantes mais utilizados na indústria alimentícia. São bactericidas e fungicidas e atuam nos alimentos com pH inferior a 4,2....Ácido benzóico e seus sais
Alguns dos conservantes mais utilizados nos produtos alimentícios incluem o ácido sórbico e seus derivados, o ácido benzóico e seus sais, o ácido propiônico e seus sais, o dióxido de enxofre e seus derivados, os nitritos e nitratos, o ácido acético e acetatos, o ácido p-hidroxibenzóico e seus ésteres (parabenos), o ...