O til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação; mas vale como acento quando recai sobre a sílaba tónica. Assim, escrevemos irmão, sabão, sacristão – palavras cuja sílaba tónica é ão. ... É o caso de órfão, órgão, pedrógão, onde a sílaba tónica é or- e -dro- e a sílaba nasal é átona.
Para marcar o som nasal das vogais na escrita utilizamos o til, o m ou o n. São cinco as vogais nasais: /ã/ = ímã, anta, canto, ambos.
Nasalização. A nasalização ou o a nasalidade é tudo aquilo que envolve um aspecto do som nasal, do nariz. De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta. O som nasal parece o mesmo, mas as letras são diferentes.
Podemos usar "M" no final das palavras ou antes de "P" e "B". E usamos "N" quando está antes de outras consoantes, menos "P" e "B".
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS. Não pare agora...
“S” entre duas vogais tem o som da letra “Z”. ... “S” acompanhado da letra “H” tem som da letra “X”.
Com som de “Z”, o “X” deve ser grafado nas seguintes palavras, entre outras: Exagero, exalar, exaltar, exame, exato, exausto, executar, exemplo, exercer, exibir, exílio, exímio, êxito, existir, exonerar, exorbitar, exorcizar, exótico, exuberante...
a palavra extrato tem som de Z.
X com som de z (zê) Exame, executar, exemplo, êxito, exibição, exagero.
O ch predomina na fonética, mas o X predomina na grafia da palavra... Deste modo, rouxinol é com X com som de ch. :D.