[ Botânica ] Pequena elevação na haste ou nas folhas das plantas. 3. [Figurado] Corrupção, vício, depravação, gangrena.
As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.
O câncer secundário possui sintomas muito similares aos da leucemia como primeiro câncer. Por exemplo, cansaço excessivo causado pela anemia, sangramentos, hematomas devido à queda de plaquetas e constantes febres e infecções.
Neoplasia é uma proliferação desordenada de células no organismo, formando, assim, uma massa anormal de tecido. Pode ser classificada como benigna ou maligna. A neoplasia benigna tem, geralmente, crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos.
A Neoplasia secundária refere-se a qualquer classe de tumor canceroso que é ou um desdobramento metastático de um tumor primário, ou um tumor aparentemente sem relação que aumenta em freqüência após certos tratamentos de câncer, como a quimioterapia ou a radioterapia.
A designação dos tumores baseia-se na sua histogênese e histopatologia. Sua nomenclatura depende do tecido que lhes deu origem. O tumor benigno pode apresentar mais de uma linhagem celular e, neste caso, recebe via de regra, o nome dos tecidos que o compõe, acrescido do sufixo - oma.
A neoplasia invasive pré-clínica se refere à neoplasia cervical precoce com invasão minima do estroma, em geral não apresentando sintomas ou características clínicas. À medida que ocorre a invasão do estroma, a doença se torna clinicamente manifesta e revela padrões de crescimento, visíveis ao exame especular.
A metástase é um tumor que se desenvolve em outro órgão que não a mama: as células do câncer de mama viajam pelo corpo através da linfa e do sangue e podem invadir outros órgãos (osso, pulmão, fígado ou cérebro). As mortes em decorrência do câncer de mama não são causadas pelo tumor no seio, mas pelas metástases.
O acúmulo de mutações dá origem a uma série de propriedades chamadas características, sendo elas: 1) autossuficiência nos sinais de crescimento, pelos quais o crescimento dos cânceres se torna autônomo e não é regulado por indícios fisiológicos.