Sintomas de problemas respiratórios em porquinhos da Índia Vamos observar sintomas característicos, como espirros ou corrimento nasal e ocular. É importante ir ao veterinário, uma vez que estas infecções respiratórias, se não forem tratadas, podem levar à pneumonia.
O ideal é ter um porquinho e deixar se acostumar com a casa nova e seus moradores, só depois de um tempo inserir outro porquinho neste ambiente, assim não gera tanto estresse para os animais. A diferença de idade entre eles deve ser de dois meses ou mais.
Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Assim, o ideal é segurá-lo colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão. Utilize a outra mão para apoiar a zona do peito dele, apoiando desse modo as patinhas dianteiras.
Fale para ele andar em círculos. Esse comando pode ser treinado com o porquinho-da-índia dentro ou fora da gaiola. Segure um agrado em sua mão e deixe-o se aproximar de você. Assim que o animal estiver na sua frente, faça um movimento de círculo com mão, dizendo “girar”.
9,4 h
Os tubos podem ser de papelão, semelhantes aos de papel higiênico ou papel toalha. Outras opções são os plásticos como PVC, madeira ou vime. Em geral, qualquer tubo pode ser usado pelos porquinhos-da-índia, embora seja necessário levar em consideração que eles podem roê-lo.
Durante quanto tempo posso deixar um porquinho-da-índia sozinho sem o prejudicar? Se não tiver alternativa, pode deixar o seu porquinho-da-índia sozinho por dois dias, desde que deixe comida e água suficientes. Não é a situação ideal, mas por vezes não há modo de a evitar.
4 – 8 anosem cativeiro
“As raças que têm o pelo um pouco mais longo o certo é não tosar e, sim, sempre deixar aparado. As clinicas que trabalham com animais exóticos têm o costume e sabe exatamente até onde pode corta os pelos”, destaca Oliveira. A tosa não é o único cuidado que o dono de um porquinho-da-índia deve ter com o seu animal.
Mergulhe um pano limpo na água morna e torça-o. Em seguida, passe-o na parte do corpo com mais sujeira. Se os pelos ficarem limpos, não precisa dar o banho. Não use nenhum tipo de pó para dar banho seco em porquinhos-da-índia.
Nesse sentido, é importante que ele seja um especialista em porquinhos-da-índia. É uma boa ideia ter seu telefone e o de urgência sempre à mão, caso aconteça alguma complicação. Por último, esse não é o momento para submetê-la a atividades que a desagradem, como podem ser os banhos e escovação do pelo.
É importante utilizar um shampoo especial para porquinhos-da-índia ou, se você não encontrar, pode utilizar shampoo específico para coelhos. Esses animais têm uma pele muito sensível que pode se irritar ao utilizar produtos que não sejam adequados para eles.
Embora seja originário de locais com temperaturas baixas, o porquinho-da-índia não tem restrição às variações climáticas. Por isso, pode ser encontrado em várias regiões daqui. Mas como não suporta o sol forte, deve viver em ambientes com sombra e com boa circulação de ar.
59 – 72 diasAdulto
Cuidados com porquinho-da-índia grávida
Depois de atingida a maturidade sexual, a fêmea entra no cio em média a cada 15 dias, isto é, praticamente duas vezes por mês. O cio do porquinho-da-índia costuma durar um ou dois dias, sendo que a fêmea se torna permissiva à monta por em média oito horas apenas, tempo suficiente para ocorrer a fecundação.