Em suma, peixes ósseos secretam amônia porque a excreção desse metabólito, possibilitada pela abundância de água no meio, confere a eles uma vantagem evolutiva, pois não gastam energia à toa convertendo-a em excretas menos tóxicas.
Peixes cartilaginosos: vivem no ambiente marinho e possuem uma grande quantidade de ureia no sangue. Essa ureia faz com que a concentração de solutos no meio seja semelhante à concentração de solutos no interior do corpo. Como a concentração é isotônica, não há perda ou ganho de água.
Osmorregulação no ambiente aquático são capazes de manter a tonicidade de seu sangue próxima à da água do mar. Isso é conseguido pela síntese e acúmulo, no sangue, de uma substância denominada ureia, que se constitui em um soluto osmoticamente importante.
Tipos de circulação sanguínea
Esse tipo de circulação, em que há a mistura entre sangue venoso e arterial, é chamada de circulação incompleta. Já nas aves e nos mamíferos, o coração é tetracavitário, apresentando, assim, quatro cavidades: um átrio direito, um átrio esquerdo, um ventrículo direito e um ventrículo esquerdo.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.