Os territórios federais integram diretamente à União, sem pertencerem a qualquer Estado, e podem surgir da divisão de um Estado ou desmembramento, dele exigindo-se aprovação popular através de plebiscito e lei complementar. ... Os Territórios não possuem Senadores pois não são Entes Federativos, estando vinculados à União.
Atualmente, não existem mais territórios brasileiros. Os últimos foram extintos pela Constituição de 1988, como foram os casos de Roraima, Amapá e Fernando de Noronha.
Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira terrestre com todos os países da América do Sul.
O Brasil considerado um país tropical, devido ao fato de a maior parte do território brasileiro está localizado entre o trópico de capricórnio e a linha do Equador, em uma região caracteristicamente tropical.
A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.
Resposta: O Sul, Paraná e Santa Catarina foram cortados a oeste, criando o território de Iguaçu. Ponta Porã e Iguaçu foram extintos, e os Estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste. Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro formavam a região Leste.
Tem mais depois da publicidade ;) O mapa político do Brasil é a representação cartográfica que divide o país em estados ou unidades federativas, capitais, cidades e municípios. O mapa político atual apresenta 26 estados e o Distrito Federal. Essa divisão foi estabelecida por meio da Constituição Federal de 1988.
O território brasileiro vem sofrendo alterações geopolíticas desde o período colonial, cujas medidas foram tomadas e motivadas por vários fatores político-administrativos, econômicos e geoestratégicos.
Resposta. O território brasileiro nem sempre possuiu a mesma característica quanto à sua divisão interna. A seguir, algumas mudanças que promoveram alterações na cartografia e na ordem político-administrativa do país: ... Cinco anos depois a região de Rondônia foi reconhecida como território e alcançou a condição de Estado ...
A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionados por diversos fatores, entre os quais destacam-se as atividades econômicas, as expedições para expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.
A desigualdade de poder entre os colonizadores europeus, os nativos e os africanos trazidos na condição de escravos, foi determinante e influenciaram no desenvolvimento econômico, político, social e cultural na América, onde está população hoje encontra-se em condições socioeconômicas inferiores na sociedade.