Talheres: como o encontro é informal, vale colocá-los dentro do guardanapo, mas seguindo a ordem correta: garfo à esquerda, faca à direita, com a lâmina para dentro. Prato de refeição: embaixo do prato de salada, seguindo a ordem em que é servido o almoço.
Se for usar garfo e colher, segure a colher na mão esquerda e o garfo na direita. Enfie o garfo no macarrão até alcançar a colher do outro lado. Segure a colher firmemente e gire o garfo até que nenhum fio esteja pendurado. Em seguida, leve o garfo até a boca.
Ou seja, era um problema comer peixes temperados com limão. Assim, começaram a fazer facas de prata para peixe e para distingui-las das outras, mudaram seu formato, já que o peixe não necessita de ser cortado com serra. O garfo de peixe tem seu formato diferenciado pelo mesmo motivo.
Tradução: Para consumir um prato de espaguete, tagliatelle, fettuccine, etc, se deve usar SOMENTE o garfo, nunca cortar a massa com a faca e nem mesmo usar a colher para ajudar a enrolá-la.
A maior gafe que pode ser cometida ao comer massas longas, como espaguete, talharim ou fettuccine, é cortá-las. Esse ritual não é apenas um preciosismo italiano. "Ao enrolar o macarrão, você agrega o molho à massa", explica o instrutor de etiqueta à mesa do Senac Minas, Maicon de Sá.
Leve os noodles à boca, sorvendo o lámen vigorosamente – os hashis podem servir como “apoio”, assim como a renge (a colher que aparece no vídeo, que além de ajudar a sorver a massa junto com o caldo, também auxilia a comer o ovo). Mastigue um pouco da massa. Coma um pouco da carne. Tome um pouco do caldo.
Dicas
- sobremesas - cremes, pudins, sorvetes são comidos com a colher. Trotas e bolos com o garfo. Às vezes é necessário usar ambos, como no caso de frutas em calda, em que o garfo serve para fixar a fruta e a colher para cortar e comer.
Alguns gestos básicos são sempre bem-vindos e ajudam bastante no dia a dia!
1. Como ser educado no cotidiano
Pareça sério quando estiver pensando.
Dicas
Pare de ser dramático. Comece a gastar menos tempo falando sobre os problemas e mais tempo trabalhando para resolver o problema. Fique fora do drama desnecessário criado pelas pessoas e não crie o seu drama particular sobre as coisas.