Deve-se usar a fórmula do sorvetão quando o problema pedir alguma informação em relação a distância percorrida. Deve-se usar a fórmula do sorvete quando o problema pedir distância ou tempo. Deve-se usar a fórmula "vovo" quando se quer obter as informações de aceleração, velocidade inicial ou velocidade final.
O MRUV é caracterizado pela alteração da velocidade do corpo. A equação que fornece a velocidade do corpo em um instante qualquer é a chamada função horária da velocidade: v (t) = v0 + a .
O movimento retilíneo uniformemente variado tem como principais características o fato de ter aceleração constante e velocidade variada, além de sempre medirmos seu movimento segundo um percurso retilíneo, ou seja, através de uma reta.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². ... Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
Esta última equação é conhecida por equação horária do espaço para o movimento uniforme. A equação horária do espaço de um M.U. é s = so + vt, isto é, é uma equação do primeiro grau em s e t.
Resposta: A posição do homem após 3 segundos (partindo do ponto S = 0) será S = 10,5 metros. d) Em um MRUV, o gráfico de espaço (eixo y) em função do tempo (eixo x) será de uma função exponencial. Quanto maior o t, maior será a variação de s em uma mesma variação de t.
O gráfico da posição do móvel em função do tempo é uma reta inclinada, indicando que a posição do móvel está variando uniformemente sob a ação de uma velocidade constante.
Matematicamente, uma aceleração negativa significa que você vai subtrair do valor atual da velocidade, e uma aceleração positiva significa que você vai somar ao valor atual da velocidade.
Para calcularmos a velocidade média de um móvel, utilizamos a equação: Em ΔS = Sf – S0, Sf é a posição final, e S0, a posição inicial do movimento. Analisando o gráfico, é fácil perceber que a posição inicial (S0), ou seja, a posição no instante t = 0 s é igual a 2 m.
A velocidade pode ser calculada através da variação da posição dentro do intervalo de tempo. Que é exatamente o valor da tangente. No intervalo de 4s a 8s o móvel não muda de posição, permanece constante (12m), logo ele está em repouso e, portanto, v=0.