As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
Exemplos práticos da análise da 5 forças de Porter
Quais os tipos de análise de mercado?
Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado. Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.
Funciona observando a força de cinco forças importantes que afetam a competição: Poder do fornecedor: a capacidade dos fornecedores de aumentar os preços de seus insumos. Poder do comprador: a força de seus clientes para reduzir seus preços. Rivalidade competitiva: a força da concorrência na indústria.
Rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de produtos entrantes e ameaça de produtos substitutos. Essas são, portanto, as cinco forças competitivas.
Os clientes com mais força de negociação concorrem com nossa Organização porque podem reduzir nossos lucros, ao exigir coisas do tipo: menor preço, maior qualidade, mais serviços agregados. Antes de iniciar, é importante lembrar que conhecer as motivações e desejos humanos é importante para qualquer profissão.
Sempre há objeções em vendas, é preciso contornar com sutileza!...Preencha o formulário e comece a usar agora mesmo!