Bem Estar | Comprimidos revestidos são feitos para liberar as substâncias no intestino | Globoplay.
A diferença é que há um revestimento externo, uma película que pode até ser feita de açúcar para que o material interno não se solte, não se perca. Os comprimidos também podem ser revestidos quando o princípio ativo tem um sabor muito desagradável.
Nenhum comprimido revestido pode ser partido ao meio, mastigado ou triturado. Isso porque o revestimento serve justamente para fazer com que o medicamento seja resistente à forte acidez do suco gástrico e seja liberado lentamente, proporcionando mais comodidade para quem toma.
E não é diferente quando a opção escolhida for a de mastigar o comprimido. O contato direto do medicamento com a língua pode acentuar o seu sabor e fazer o gosto impregnar na boca. Além disso, a prática pode dificultar a absorção global do medicamento pelo organismo já que boa parte dele fica retido na língua.
Parte do medicamento também pode se perder durante a quebra. Por isso, o ideal é tomar os remédios inteiros e sempre com água. Suco ou leite podem reduzir a eficácia. Os comprimidos revestidos, que liberam aos poucos o princípio ativo, nunca podem ser cortados.
A Razapina* ODT é a mirtazapina. Mirtazapina é a substância contida nos comprimidos, Razapina ODT* é o nome comercial de uma das marcas. Mas, pode haver algumas diferenças na absorção entre a forma oro-dispersível e alguma outra formulação. Porém não existe problema em fazer esta mudança, se foi orientada pelo médico.
Razapina ODT (mirtazapina) é um medicamento pertencente ao grupo dos antidepressivos. É indicado para tratar a doença depressão.
Os arquivos OpenDocument (. odt) são compatíveis com os aplicativos Word e de software livre, como OpenOffice e LibreOffice, mas você pode ver diferenças de formatação e alguns recursos do Word não estão disponíveis em arquivos .
SID = 1 vez ao dia. BID = 2 vezes ao dia.
BD (Bis in Die) → É uma abreviação de “bis in die”, que em latim significa duas vezes por dia. Esta sigla também é encontrada em prescrições médicas escrita como “bid” ou “BID” ou “B.I.D.”.
As reações adversas relatadas mais comumente, ocorrendo em mais de 5% dos pacientes tratados com Mirtazapina em estudos clínicos randomizados controlados com placebo (ver abaixo) são sonolência, sedação, boca seca, aumento de peso, aumento de apetite, tontura e fadiga.