substantivo masculino [Anatomia] 1 Pequena proeminência. Cada uma das quatro proeminências que constituem os corpos quadrigeminados. Colículo inferior: cada membro do par póstero-inferior dos corpos quadrigeminados, que juntos constituem um dos centros coordenativos de audição inferiores.
Os colículos superiores recebem informações visuais e os colículos inferiores fazem parte da via auditiva. O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. Ponte: ... Sua parte inferior está ligada à medula espinhal e a parte superior à ponte.
O colículo superior, um dos núcleos do teto, recebe aferências multissensoriais (visuais, auditivas e somestésicas) e por isso suas fibras motoras participam das reações de orientação sensório-motora, isto é, as que posicionam os olhos e a cabeça em relação aos estímulos que provêm do meio ambiente.
Designação de qualquer zona ou região do sistema nervoso onde as fibras nervosas provenientes de um lado se cruzam com as fibras do lado oposto.
É a região inferior do encéfalo, também designada por medula alongada, com cerca de três centímetros de comprimento. É, por muitos autores, considerado como uma dilatação da medula espinal. É constituído por fibras sensitivas e motoras que o ligam à medula espinal.
Controla funções autônomas e retransmite sinais entre o cérebro e a medula espinhal. Também é responsável por controlar diversas funções autonômicas para o corpo: Respiração (via grupo respiratório dorsal e grupo respiratório ventral);
Significado de Bulbo substantivo masculino Órgão vegetal formado por um caule subterrâneo, com numerosas folhas muito unidas e carnudas, cheias de reservas nutritivas e que permite às plantas renovar anualmente suas partes aéreas: bulbos de cebola, de lírio, de jacinto.
A Lâmpada bulbo é um tipo de lâmpada de LED (Light Emitting Diode) com o formato que imita as lâmpadas incandescentes comuns. Diferente das lâmpadas convencionais, as lâmpadas LED Bulbo não possuem filamento, o que faz com que elas sejam mais duráveis.
Lesão cerebral é a destruição ou degeneração das células do cérebro. A lesão cerebral pode ocorrer devido a uma vasta gama de condições, doenças ou traumas. As causas mais comuns de lesão cerebral são os Traumatismos cranio-encefálicos (TCE) e os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
A dismetria é causada por lesões no cerebelo, ou nos nervos ligados ao cerebelo, e é frequentemente associada a outros distúrbios cognitivos do cerebelo, incluindo sintomas como o comprometimento da linguagem e problemas com o raciocínio e a memória.
O cerebelo tem como função manter o equilíbrio do corpo, controlar os movimentos musculares e é responsável pelas aprendizagens motoras. ... A característica que diferencia o funcionamento do cérebro e do cerebelo é que o cerebelo funciona involuntariamente e em nível inconsciente.
Ele ocupa uma grande parte da fossa craniana posterior e constitui aproximadamente 10% do volume do encéfalo. Fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte e liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar.
O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.
sistema nervoso central