A educação permanente em saúde (EPS) tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. Parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser transformado.
A educação continuada visa à melhoria e a qualidade na assistência de enfermagem para o cliente sendo para os profissionais da saúde uma alternativa de aprendizado. Através da educação na área enfermagem envolve varias atividades sendo as principais o ato de cuidar, organizar, gerenciar e educar.
A educação permanente enfatiza a interdis- ciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e colo- ca o profissional para atuar ativamente no processo educativo.
“Educação Permanente é uma mudança contínua, permanente, de constante aprendizado e atualização profissional que tem por finalidade melhorar a qualidade do atendimento, resultando em satisfação, humanização, aprimoramento técnico e dignidade no exercício do trabalho por meio da construção coletiva, troca de saberes e ...
educação em serviço é um conjunto de práticas educacionais planejadas com a finalidade de ajudar o funcionário a atuar mais efetiva e eficazmente, para atingir diretamente os objetivos da instituição.
A Educação Permanente em Saúde reconhece o cotidiano como lugar de invenções, acolhimento de desafios e substituição criativa de modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integradas e corajosas na arte de escutar a diversidade e a pluralidade do País.
No Brasil, o processo de educação continuada começou a ser mais discutido entre os anos de 1970 e 1980, quando foram criados programas para continuar o desenvolvimento e aprendizado de alguns profissionais, principalmente os da área da saúde.
Educação continuada consiste em um programa de formação e desenvolvimento dos recursos humanos que objetiva manter a equipe em um constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar os indivíduos e consequentemente melhorar a assistência prestada aos usuários.
A formação inicial é o aperfeiçoamento. profissional, em serviço. d) A formação continuada é decorrente do curso que profissionalizou o docente.
Atualmente, um dos principais desafios para os pesquisadores da área educacional é romper a falta de diálogo e a insatisfação que permeiam as relações entre professores que atuam em sala de aula do ensino médio e fundamental e os profissionais responsáveis pelo planejamento, elaboração e coordenação dos processos de ...
- A distância de Portugal, dificultando o contato com a coroa; - Os constantes ataques indígenas; - Falta de recursos; - Grande extensão territorial para manter sobre controle.