Baixo: Anemia, perda excessiva de sangue, doença renal, deficiência de ferro e de proteínas e sepse. Alta: Policitemia, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares e em altitudes elevadas; Baixa: Gravidez, anemia por deficiência de ferro, anemia megaloblástica, talassemia, câncer, desnutrição, doença hepática e lúpus.
O ERITROGRAMA é a parte do hemograma que avalia os eritrócitos, também chamados de hemácias. Nesta análise são verificados seu tamanho, formato, intensidade de cor, e quantidade de hemoglobina que cada eritrócito possui. Também é mensurada a porcentagem de células sanguíneas (hematócrito).
Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.
Sinais de alerta são a quantidade de glóbulos vermelhos e o tamanho das hemácias e leucócitos, o que pode indicar células atípicas e imaturas circulando no sangue; AFP, que detecta a alfafetoproteína (AFP) e pode indicar a presença tumores no estômago, intestino, ovários ou de metástases no fígado.
Contudo, o hemograma não detecta gravidez, drogas ou doenças como diabetes, DST e HIV. O hemograma avalia os três grupos de células sanguíneas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Beta hCG sanguíneo Como costumamos dosar apenas a fração beta do hCG, o exame de sangue usado para diagnosticar a gravidez chama-se beta hCG (BhCG). A dosagem do beta hCG é feita através de coleta sangue em um laboratório de análises clínicas.
Valores do Beta hcg e possíveis resultados BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação.
Sim. O exame de sangue para dosagem de beta hCG é o teste de gravidez mais confiável, mas ele pode dar errado em algumas ocasiões. A falha mais frequente acontece quando o exame de beta hCG é realizado em uma fase muito precoce da gestação, até uma semana antes do atraso menstrual, gerando um resultado falso-negativo.
É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.
Mostrar especialistas Como funciona? Em média o exame de B HCG após um abortamento inicial será negativo, não detectável no prazo de 15 a 30 dias se houver saído todo o material ou seja, após um aborto completo.
Confira os os principais sinais aqui no post!