Frankfurt, AlemanhaGoethe House
Johann Wolfgang von Goethe
O livro “Os Sofrimentos do Jovem Werther” é considerado pela historiografia da literatura alemã obra inaugural do movimento artístico, político e — principalmente literário, “Sturm und Drang” (1765–1785), que de forma contestatória, revoltou-se “artisticamente” e existencialmente contra os valores tanto da aristocracia ...
Obras
O momento histórico em que Schiller escreve estas Cartas é o fim do século XVIII, o Século das Luzes, em passagens para a primeira geração romântica alemã, século XIX.
Schiller acreditava, romanticamente, no papel formador e educativo da arte e do artista engajados na construção de um homem e de um mundo reconciliados com os sentimentos, a imaginação, a poesia e a vida de impulsos e criações emanadas do íntimo profundo da natureza.
(FGV) Schiller defende que é através da arte, da contemplação estética e de sua vivência que o homem pode ser educado de forma completa, pois é a arte que pode conduzi-lo desde os sentimentos vitais até o sentimento da beleza, do sublime.
Tendo a cultura estética como uma forma de experiência educacional, o sujeito é levado à ampliação e ao desenvolvimento da sua capacidade de sentir, criar sentido e desenvolver valores e singularidades de acordo com o que sentiu, produzindo uma cultura que vai ao encontro das suas necessidades interiores, ou seja, ...
Utilizar diferentes materiais para as atividades práticas com a Arte. Faz os alunos se apropriarem dos conceitos relacionados e propostos pelo professor, no caso da pintura, por exemplo, o objetivo é proporcionar uma experiência sensível das crianças para com as tintas.
O papel da arte na educação infantil
Pintura, música, teatro, literatura, dança. O ensino da arte na educação infantil, primeira etapa da educação básica, passa por essas e outras formas de expressão. As contribuições desse tipo de atividade para o desenvolvimento da criança são diversas.
A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
As artes têm um papel muito importante na formação integral do aluno, já que são capazes de transformar o estudante por meio da magia, da fantasia, da descoberta e da aventura, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade desde os primeiros anos de vida da criança.