As contas a receber representam um dos ativos mais importantes para as empresas. ... São contas realizáveis (recebidas) no decurso do exercício seguinte à data do Balanço, fazendo, portanto, parte do Ativo Circulante.
Passivo no balanço patrimonial O Passivo abriga os recursos emprestados ou aplicados por terceiros na empresa. Logo, ele representa quais são as dívidas e obrigações que a empresa ainda precisa pagar. Ou seja, o passivo é um saldo redutor no patrimônio: quanto maior o seu valor, menos a empresa vale.
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
5 passos para o fechamento contábil mensal
Balanço patrimonial: passo a passo para fazer o encerramento do...
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
Confira o DRE contabilidade passo a passo detalhado, conforme o modelo de DRE acima:
Entenda o que é balanço patrimonial 3, o balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio líquido. O termo “balanço” origina-se do equilíbrio (ativo = passivo + PL) ou (aplicações = origens) ou ainda (bens + direitos = obrigações).
O balanço patrimonial de uma empresa pode ser baixado no site da Bovespa na parte de empresas listadas. Em seguida você escolhe pela primeira letra a empresa a qual quer ver o balanço e em seguida escolha Relatórios Financeiros. Nos relatórios financeiros você vai encontrar informações trimestrais e anuais.
Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.
Como exemplos de ativos circulantes temos:
O ativo circulante representa as disponibilidades financeiras, os bens e direitos que deverão ser convertidos em dinheiro, vendidos ou consumidos em um determinado ciclo de operações.