Dentre outras diretrizes, a psicopatologia trata das conseqüências mentais do trabalho mesmo na ausência de doenças. Especificamente, trata do impacto da organização científica do trabalho sobre a saúde mental do trabalhador.
As estratégias defensivas mais comumente utilizadas pelos trabalhadores, segundo explicita Mendes (1995), são: a racionalização (explicações coerentes, do ponto de vista lógico, cujos motivos verdadeiros não se apercebem); o individualismo (atitude de fechamento, isolamento ou silêncio sem considerar a causalidade que ...
A mobilização subjetiva, segundo Dejours (1999), é definida como um processo caracterizado pelo uso dos recursos psicológicos do trabalhador e pelo espaço público de discussões sobre o trabalho, em que há deliberações.
Psicodinâmica é o estudo e teorização sistemáticos das forças psicológicas que agem sobre o comportamento humano, enfatizando a interação entre as motivações consciente e inconsciente. O conceito original de "psicodinâmica" foi desenvolvido por Sigmund Freud.
Significado de Subjetividade substantivo feminino Qualidade de subjetivo, individual, particular; relativo ou próprio do indivíduo. Qualidade do que expressa pontos de vista e julgamentos de valor da própria pessoa, seus sentimentos e preferências. ... Etimologia (origem da palavra subjetividade).
1 referente, alusivo, respeitante, tocante, relacionado, concernente, pertencente, pertinente, atinente. Que corresponde, exprimindo relação: 2 correspondente, proporcional, equivalente, compatível, conforme, congruente, consonante, proporcionado, aparentado, conexo, ligado.
::F I L O S O F I A:: Relativo refere-se à opinião relativa a cada sujeito. ... Para eles as opiniões sobre um fato, ou conflito, têm o mesmo valor, não sendo possível decidir qual opinião é melhor. De acordo com Sócrates, Platão e Aristóteles, a partir do relativismo sofista não é possível a ética.
Dados Absolutos e Relativos Os dados absolutos referem-se à contagem dos dados brutos, sendo chamados de frequência absoluta. ... Os dados relativos são o resultado de relações entre os dados absolutos que facilitam a comparação entre quantidades. Alguns exemplos são as percentagens, índices, coeficientes e taxas.