Xantoma eruptivo (XE) é dermatose devida ao depósito de lípides na pele que se manifesta pelo início abrupto de pápulas amarelo-alaranjadas a vermelho- acastanhadas com halo eritematoso, situadas preferencialmente na superfície de extensão das extremidades, principalmente nos joelhos, cotovelos, glúteos, tórax e abdome ...
Descrição. O xantoma é uma espécie de tumor benigno de pele composto de lipídios, que pode aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente em cotovelos, joelhos, mãos, pés, coxas e glúteos. Já os xantelasmas são também pequenos depósitos de matéria gordurosa, só que concentrados na região das pálpebras.
Normalmente, estas lesões podem ser tratadas por meio de cirurgia, com remoção e sutura sob anestesia local. Por meio de substâncias cáusticas para a cauterização química e técnicas destrutivas à base de ácidos, laser ou eletrocoagulação.
Crioterapia. A crioterapia é uma opção de tratamento, mas pouco usada devido à sensibilidade das placas de gordura nas pálpebras às baixas temperaturas. Nessa técnica é realizado o congelamento do xantelasma para eliminá-lo.
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde.
O que causa a elevação dos triglicerídeos? A principal causa desta alta é o hábito alimentar errado. Não são somente os alimentos ricos em gordura que causam esse aumento, açúcares, cereais e farinhas brancos também são responsáveis.
O mesmo teste de sangue que identifica os níveis de colesterol irá informar o nível de triglicerídeos no sangue. Menos de 150mg/dL é considerado normal, até 199 mg/dL é considerado moderado-alto, até 499 mg/dL é considerado alto e acima de 500 mg/dL é muito alto.
O termo “gordura no sangue” é uma forma de se dizer que os níveis de colesterol no sangue estão acima do normal. Isso pode acontecer por vários motivos: herança genética, má alimentação, obesidade, diabetes e sedentarismo.
O aumento exagerado de LDL na corrente sanguínea coloca a saúde do corpo em risco, aumentando as chances de infartos e AVCs. O ovo também é um alimento rico em colesterol, que muitas vezes é considerado um grande vilão na dieta de quem está com as taxas de LDL elevadas.
O triglicérides aumenta quando abusamos de amidos, carboidratos ( pão, bolacha , arroz ,massas , álcool ). Você de e restringir estes alimentos. O ovo em excesso pode elevar outro colesterol que se chama LDL. evite abusar de ovos.
No caso de ter uma doença cardiovascular, diabetes ou níveis elevados de LDL (mau colesterol) não deve ingerir mais nenhum alimento rico em colesterol nesse dia. Em termos gerais, deve procurar consumir com moderação gemas de ovo, carnes gordas, panados e fritos, enchidos, produtos lácteos gordos e açúcar.
Por tempos o ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos recentes mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde.
Por mais que a mistura do ovo no suco seja positiva nessa perspectiva, há o risco de contaminação pela salmonela. Essa bactéria pode trazer diversos malefícios ao organismo e, para evitá-la, o melhor é não consumir alimentos crus.