As aulas lúdicas devem ser direcionadas para as necessidades dos alunos, buscando a proximidade entre a escola e o meio em que o aprendente vive. ... O brincar enriquece a dinâmica das relações sociais na sala de aula. Possibilita um fortalecimento da relação entre o ser que ensina e o ser que aprende.
Lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão. ...
O lúdico é uma estratégia insubstituível como material pedagógico para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades infantis, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.
Levando isso em consideração, o Ensino Lúdico propõe a utilização e o incentivo do brincar em prol da educação e da formação do conhecimento. Através das atividades lúdicas, estudantes aprendem enquanto brincam e se divertem, o que torna o seu desenvolvimento cognitivo muito mais espontâneo e fácil.
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso.
Nesse sentido, os jogos e as brincadeiras são instrumentos pedagógicos importantes e determinantes para o desenvolvimento da criança, pois no jogar e no brincar as mesmas desenvolvem habilidades necessárias para o seu processo de alfabetização e letramento.
A ludicidade e a psicomotricidade são esferas que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, por serem o jogo, a brincadeira e o brinquedo dados essenciais da infância. O uso destes permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil.
A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. ... É necessário que toda criança passe por todas as etapas para o desenvolvimento da linguagem.
Ludicidade é um “estado de estar”, já psicomotricidade é um modo de olhar o Ser Humano, principalmente, através do movimento corporal. A palavra ludicidade nos remete a brincadeiras, ou melhor, nos remete a um “estado de estar” relativo ao estado similar quando uma criança está brincando.
A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.
É uma ciência da educação que objetiva educar e desenvolver os movimentos envolvendo as funções da inteligência, além de estudar o homem através do seu corpo em movimento, tanto em relação ao seu ambiente quanto em relação a si próprio, estando presente nos gestos mais simples e tendo como objetivo o conhecimento e o ...
O empreendimento da Educação Psicomotora é alternar sucessivamente a construção do sujeito da afetividade na relação com outros sujeitos (a base do acesso ao mundo simbólico) com a construção da realidade pelo sujeito epistêmico na relação com o real (universo físico, simbólico, conceitual); construções essas sempre ...
a educação psicomotriz deverá visar: 1 – a consciência e ao controle do próprio corpo; 2 – ao controle e equilíbrio das funções físicas; 3 – ao uso dos membros do corpo e à aquisição da noção de lateralidade; 4 – à organização perceptiva; à organização de todo o esquema motor; 6 – adquirir o conhecimento do outro; 8 – ...
Através da psicomotricidade a criança passa por experiências e desenvolve sua individualidade, sua linguagem e socialização. ... Sendo que a Psicomotricidade trabalha a criança em sua totalidade compreendendo seus aspectos motores, emocionais e intelectuais, ela pode contribuir para o processo de aprendizagem das mesmas.
De fato, a psicomotricidade ajuda a trabalhar a esfera afetiva, intelectual e motora da criança, o que favorece um desenvolvimento muito mais assertivo e completo. ... Portanto, é importante que na educação infantil a criança tenha contato com atividades de movimento, jogos, brincadeiras e tarefas em grupo.