- toxinfecção causada por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas.
A ocorrência de DTA relaciona-se com diversos fatores, como: condições de saneamento e qualidade da água para consumo humano impróprios; práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados.
É considerado surto de Doença Transmitida por Água e/ou Alimento (DTA) o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem. Também conhecida como Intoxicação Alimentar.
Diferentemente, as intoxicações alimentares ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos que já possuem substâncias tóxicas produzidas por micro-organismos, como bactérias e fungos.
A intoxicação é o envenenamento a partir da exposição de substâncias químicas estranhas ao corpo. Temos como exemplos de intoxicação: medicamentos em altas doses, picadas de animais venenosos, metais (entre eles o chumbo e o mercúrio) ou a exposição a agrotóxicos.
Podem ser originadas no preparo ou pela deterioração dos alimentos. "Quando a intoxicação é causada por bactéria, é mais grave e pode levar a desidratação aguda e ao choque da pressão arterial. Aparecem vômitos, febre, diarreia e, em estágios mais graves, chega a sangrar", explica o clínico Antonio Carlos Lopes.
Pode parecer simples, mas requer atenção, porque em casos graves, a intoxicação é capaz de provocar a morte. "Indisposição acompanhada de vômitos, dores de estômago e diarreia após a ingestão de alimentos, pode ter como causa a contaminação por certas bactérias nocivas.
Sintomas de intoxicação alimentar Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.
Dor abdominal, diarreia, náuseas e aquele mal-estar que não passa por nada: esses são os sintomas clássicos das viroses intestinais. Mas também são sinais que aparecem quando comemos algo contaminado e temos uma intoxicação alimentar.
Virose: o que é, principais sintomas e tratamento
Os sintomas das viroses gastrointestinais, por sua vez, geralmente são:
Assim, algumas dicas que podem ser seguidas para curar os sintomas da virose mais rápido são:
Por isso, os alimentos mais recomendado incluem:
A gastroenterite pode ser causada por vários fatores, tais como infecções por parasitas e bactérias, remédios, álcool, ou doenças, como intolerância à lactose, doença de Crohn ou doença celíaca. A gastroenterite viral é qualquer gastroenterite que seja provocada por um vírus.
O que comer
Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado);
Dê preferência a frutas como maçã, banana, goiaba e caju, que são ricas em elementos que ajudam a interromper o problema. "Se a diarreia vem acompanhada de febre, a pessoa deve procurar assistência médica, pois pode haver a necessidade de controle com antibióticos além dos cuidados alimentares".
Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).
No caso de diarreia o limão pode ser consumido em fatias, tal como o próprio fruto, ou sob forma de suco, que pode ser diluído em água ou espremido em chá de ervas.
Leite e queijos O iogurte sem lactose e rico em probióticos é o único indicado para consumo em caso de diarreia.
Quando se está com diarreia, as refeições devem ser leves, fáceis de digerir e em pequenas quantidades, utilizando alimentos como canja, purê de legumes, mingau de maizena e frutas cozidas, por exemplo.
1. Ter uma alimentação de fácil digestão