Para representar a medida angular de arcos de circunferência utilizamos as seguintes unidades: grau e radiano. A medida em graus de uma circunferência consiste em dividi-lá em 360 partes congruentes entre si, dessa forma, cada parte equivalerá a um arco de medida igual a 1º (um grau).
Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
O perímetro do círculo corresponde a medida do contorno da figura, ou seja, o comprimento da circunferência que limita o círculo.
Também podemos calcular o perímetro através da formula: P = d. π. Onde d é a medida do diâmetro do círculo. O diâmetro do círculo também é igual ao diâmetro da circunferência e é igual ao dobro da medida do raio: 2 .
A fórmula é simplesmente esta: C = πd. Nessa equação, "c" representa a circunferência do círculo e "d" representa seu diâmetro. Isso quer dizer, você pode encontrar a circunferência de um círculo apenas multiplicando o diâmetro por pi.
Como você está procurando a área de um semicírculo, seu objetivo é encontrar 'metade ' da área de um círculo. Isso significa que você tem que usar a fórmula para encontrar a área de um círculo e depois dividir por dois. Então, a fórmula que você terá que usar para encontrar a área do semicírculo é πr2/2.
Para calcular a metade de uma circunferência utilizamos a seguinte fórmula: C = 2 * π * r.
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
Dessa forma, é possível definir a área da superfície da esfera como o produto entre 4, o número irracional π e o raio R elevado ao quadrado. O que pode ajudar a memorizar essa fórmula é a sua semelhança com a fórmula da área do círculo, πR2.
Dito isso, o volume da esfera refere-se ao espaço interno dessa figura geométrica, sendo calculado a partir da fórmula Ve = 4. p. r³/3. A esfera é definida como "uma sequência de pontos alinhados em todos os sentidos a uma mesma distância de um centro comum".
Para calcular o volume da esfera, utiliza-se a seguinte fórmula:
Assim, o volume é calculado utilizando a medida do raio, que é a medida equivalente a um ponto na superfície da esfera ao centro....Volume da Cunha Esférica
Cunha Esférica: corresponde à parte da esfera obtida ao girar um semicírculo em torno de seu eixo. Fuso Esférico: o fuso esférico é a parte da superfície formada pelo giro de uma semicircunferência em graus em torno do diâmetro da esfera.
A área da superfície esférica gerada pela rotação deste semicírculo é 100π cm² ou 314 cm². Se utilizarmos a aproximação π = 3,14, teremos que a área dessa superfície será de 314 cm².
O cilindro ou cilindro circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.
O cone é um importante sólido geométrico, que é estudado na geometria espacial. Ele é classificado como um corpo redondo ou sólido de revolução por ter um círculo como base e por ser construído a partir da rotação de um triângulo. Os cones são sólidos geométricos formados a partir da rotação de um triângulo. ...