Os verbos regulares são aqueles que ao serem conjugados não sofrem modificações em seu radical. Exemplo: O verbo cantar (radical: cant-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: cantei, cantassem, cantariam.
Exemplos
O verbo indica um processo localizado no tempo. Podemos distinguir: presente, pretérito e futuro. Tempo presente: exprime um fato que ocorre no momento da fala. ... Tempo passado: exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala.
Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.
Pretérito. Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.
Significado de Pretérito substantivo masculino [Gramática] Tempo verbal que expressa uma ação ou estado cuja ocorrência é anterior ao momento em que se fala. adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita.
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”
Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.
Pretérito Perfeito Composto Ele é formado pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado triste essa semana. Interessante notar que esse tempo verbal quando é composto pode ser conjugado no modo subjuntivo.
Os tempos verbais compostos são formados por um verbo auxiliar e um verbo principal. O verbo auxiliar sofre flexão em tempo e pessoa, enquanto que o verbo principal permanece sempre no particípio. O verbo ter é o verbo auxiliar mais usado, embora possa ser usado também o verbo haver como verbo auxiliar.
Os verbos se conjugam da seguinte forma: o pretérito perfecto compuesto é formado pelo verbo auxiliar haber no presente do indicativo mais o verbo principal no particípio. ... O verbo haber é usado para formar todos os tempos compostos.
Os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter e haver e por um verbo principal no particípio, do qual resulta uma locução verbal. Para formar os verbos compostos somente conjugamos o verbo auxiliar, uma vez que o verbo principal estará sempre no particípio.
Os tempos simples são tempos verbais - presente, passado e futuro - que são expressos por uma só palavra. Eles exprimem ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza mediante a utilização de apenas uma palavra, ao contrário dos tempos compostos, que são expressos por uma combinação de verbos.
Sujeito composto: é aquele que possui mais de um núcleo.
Tipos de voz passiva. A voz passiva é subdividida em dois tipos: voz passiva analítica e voz passiva sintética. Ambas possuem um sujeito paciente, ou seja, um sujeito que sofre ou recebe uma ação. O que difere os dois tipos de voz passiva é estrutura de frase que cada um segue.
São três as vozes verbais:
A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: ... Reprovou: verbo na voz ativa; a ação praticada pelo sujeito: reprovar Cristiano.
Conversão da voz ativa na voz passiva analítica Voz ativa: A professora corrigirá os testes amanhã. Voz passiva analítica: Os testes serão corrigidos pela professora amanhã. Voz ativa: O diretor lê os e-mails todos os dias. Voz passiva analítica: Os e-mails são lidos pelo diretor todos os dias.