A produção das telas dos artistas impressionistas normalmente ocorria ao ar livre, para que ocorresse a captura das tonalidades que os objetos refletiam na luz do sol.
Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. ... Nessa fase, a intenção do artista era expor em suas obras a recriação do mundo e não o consumo da mesma maneira como era visto.
O principal precursor deste movimento foi o pintor, Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo.
O expressionismo abstrato tem origem no período denominado de pós-guerra, (após a segunda guerra mundial), numa época conturbada, de afirmação de valores. ... Focaram na criação artística nas emoções e expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores representantes do expressionismo abstrato norte-americano.
Essa é uma pintura de Jackson Pollock, que foi feita entre 1947 e 1950. A obra possivelmente é a mais famosa do artista americano e também a mais conhecida do expressionismo abstrato. Nela, é possível observar o uso do dripping através da mistura das cores.
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.
Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: