A educação contemporânea propõe que o cotidiano escolar seja vivenciado não apenas por professores e estudantes, mas também pelos familiares. A partir daí, a educação é enxergada como um processo cooperativo e de constante construção.
Na contemporaneidade, os alunos precisam aprender a se apropriar de informação/conhecimento/saberes/fazeres que sejam realmente relevantes e significativos, e a mediação desta apropriação é tarefa primordial do educador. O desempenho do aluno é produto do planejamento do professor.
Educação contemporânea: entenda os principais desafios!
Resposta. O maior desafio que enfrentamos é uma crise de valores morais, motivada pela baixa qualidade de educação básica. Privilegia- se o “ ter ” em destruimento do “ ser ”. Não vivemos da maneira que queremos, não temos oportunidades o suficiente para vivermos do jeito que queremos.
Na sociedade atual muitos são o desafios enfrentados pela população brasileira na educação, na saúde, no trabalho e na segurança. Assim sendo, pode - se afirmar que essas áreas mencionadas passam por fases precárias no Brasil.
Nossa vida é feita de desafios contínuos, sendo que cada fase do nosso desenvolvimento psicológico tem seu próprio desafio, suas inquietações e dificuldades. Quando bebês nosso desafio é ENFRENTAR A REALIDADE. ... Para enfrentar a realidade, o nosso próximo desafio é CONSTRUIR CONFIANÇA em nós mesmos e no outro.
Nossa sociedade esta atualmente vivendo uma grande transformação que surgem conforme as tecnologias avançam, a tecnologia e seu fácil acesso esta alterando as áreas de utilização de bens naturais entre tantas a economia a vida social cultural e as relações politicas.
Uma das principais características da sociedade atual é o fato desta ser marcada por profundas transformações: a rapidez de informações e o avanço de novas tecnologias modificaram o modo de pensar e de viver das pessoas. Atualmente, as regras e valores já não possuem mais a mesma rigidez de cinqüenta anos atrás.
Pode-se dizer que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Weber trabalha com uma elaboração limite, que é chamado de tipos puros ou ideais. Ele constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e a ação efetiva.
O 'tipo ideal' é uma ferramenta que o pesquisador utiliza par analisar uma realidade ou se aproximar de um determinado conteúdo. Em outras palavras, como a realidade tem múltiplas formas e é impossível descrever algo na sua totalidade, Weber utiliza uma ferramenta (tipo ideal) para se aproximar da realidade.