Para isso precisa-se olhar as ligações que o carbono faz. Se ele faz 4 ligações simples, ele é um carbono sp3. Se ele faz uma ligação simples e duas ligações duplas, ele é um carbono sp2. Se ele faz duas ligações duplas ou uma ligação tripla e uma simples, ele é um carbono sp.
A hibridização do carbono do tipo sp 2 ocorre quando ele apresenta uma ligação dupla e duas ligações simples ou uma ligação pi (π) e três ligações sigma (σ). Na realidade, a hibridização sp 2 é ocasionada entre os átomos que estabelecem a ligação dupla.
As possibilidades são: hibridização sp3 (quanto realiza quatro ligações simples), sp2 (quanto realiza duas ligações simples e uma dupla) ou sp (quanto realiza duas ligações duplas ou uma simples e uma tripla).
A ligação sigma se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação simples, uma ligação dupla ou uma ligação tripla. A ligação pi se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação dupla ou uma tripla.
ligação dupla (=): representa duas ligações, sendo um sigma (σ) e uma pi (π); ligação tripla (≡): representa três ligações, sendo uma sigma e duas pi (π).
Exemplos de ligações covalentes e dativas:
Assim, se o composto for neutro (número de elétrons = prótons) é só ver o número atômico do elemento e ir completando a tabela. A última camada que você botar os elétrons será a camada de valência.