O terapeuta holístico é o profissional que atua no tratamento complementar de doenças e distúrbios físicos e/ou psíquicos.
O termo medicina holística refere-se à abordagem no tratamento médico baseada na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado (ver: holismo).
A terapia holística consiste em um conjunto de técnicas variadas que são usadas de maneira complementar aos métodos tradicionais da medicina ocidental. Essas técnicas trabalham sobre a totalidade do ser humano e suas multidimensões, com intuito de restaurar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.
A terapia holística promove o equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel no meio em que vive.
Tipos de terapias alternativas
Terapias. Os maiores representantes da Terapia Holística são a Acupuntura, o Reiki, as Massoterapias, a herbologia e Ayurveda.
Homeopatia, medicina tradicional chinesa, acupuntura, musicoterapia, naturopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, yoga… São diversas as modalidades de recursos terapêuticos que têm sido procuradas pelos brasileiros para a busca da cura ou prevenção das mais diversas doenças.
As terapias não são receitas de bolo. Mas diferentes tipos de personalidade podem se dar melhor com um tipo ou outro tipo de tratamento
Quais são as Práticas Integrativas e Complementares?
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira a inclusão de dez terapias alternativas ao Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.
Não existe uma maneira fixa de classificá-los, mas aqui estão alguns tipos comuns.
As primeiras escolas da psicologia foram o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo. O Estruturalismo foi uma linha de pensamento da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais. ... O Funcionalismo buscava compreender o que a mente faz, e como é a interação do organismo com o ambiente.
As principais abordagens da psicologia
Todo psicólogo realiza um trabalho baseado em uma determinada abordagem, que irá guiar a maneira de atuar com a problemática apresentada e a forma de olhar para o indivíduo. ... Se trata da linha teórica que o profissional utiliza para conduzir as sessões de psicoterapia.
Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?
A psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes. Na abordagem psicanalítica, nossas emoções e atitudes são o resultado de fatores dos quais não temos consciência.
O psicanalista usa várias técnicas como incentivo para o cliente desenvolver insights sobre seu comportamento e os significados dos sintomas, incluindo borrões de tinta, parapraxias, associação livre, interpretação (incluindo análise de sonhos), análise de resistência e análise de transferência.
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Os conceitos fundamentais da psicanálise – in- consciente, repetição, transferência e pulsão – surgem a partir da clínica freudiana, bem como se consolidam, ou seja, adquirem consistência lógica com o movi- mento de retorno a Freud promovido por Lacan com vistas à demarcação dos limites da psicanálise e à denúncia dos ...
Os fundamentos da Psicanálise propõem um resgate de clareza sobre a estrutura psíquica do indivíduo. É como se fosse um raio-x, falando de forma simplista, sobre o que acontece mentalmente com um paciente. No decorrer da terapia, ele entregará aos poucos o que esconde em sua natureza e que compromete sua saúde.