Em 1862, um geólogo francês, chamado Alexandre Chancourtois, organizou os elementos químicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Esse arranjo ficou conhecido como Parafuso Telúrico, sendo o termo telúrico referente à terra.
Parafuso telúrico é um modelo criado por Chancourtois para explicar como os elementos já descobertos poderiam ser arranjados. Esse cientista organizou elementos com massas que apresentavam diferença de 16 unidades. Em seguida, ligou-os por ordem crescente de massa. A linha de ligação lembra uma espiral em parafuso.
Lei das Oitavas: essa foi proposta por John A. R. Newlands (1837-1898), em 1864. Ele colocou os elementos agrupados de sete em sete, em ordem crescente de massa atômica, e observou que o primeiro elemento tinha propriedades semelhantes ao oitavo, e assim por diante.
Vários factos contribuíram para isso: (I) Chancourtois não era químico mas sim geólogo. Não tinha uma formação de base em Química e para a construção do parafuso telúrico baseou-se muito em conceitos de Geologia, tais como a constituição química de minerais e rochas.
Alexandre de Chancourtois
Berzelius
Dalton baseou sua teoria na lei da conservação das massas e na lei das proporções constantes. A primeira parte de sua teoria afirma que toda a matéria é composta por átomos, que são indivisíveis. A segunda parte da sua teoria diz que todos os átomos de um determinado elemento possuem massa e propriedades idênticas.
Este nome (átomo) foi dado pelo filósofo grego Demócrito (546 - 460 a.C.). ... Já no século XX, Ernest Rutherford, através de uma experiência com lâminas de ouro descobre que os átomos não eram exatamente o que diziam Dalton e Thomson. O átomo tinha espaços vazios, enquanto se podia perceber um núcleo denso.
Conclusão: o modelo atômico de Dalton consiste em dizer que os átomos são esferas rígidas minúsculas e impossível de destruir e todos eles são iguais.
Questionável, o modelo atômico de Dalton não previa a existência de subdivisões atômicas, como os prótons e elétrons, elementos constituintes da sua estrutura. Um outro problema é que tal modelo também não conseguiu explicar alguns fenômenos como a condução elétrica de metais e soluções salinas e a eletrólise.
No ano de 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Resposta. Resposta:o. modelo de Rutherford é assim denominado porque os elétrons ao redor do núcleo dos átomos se assemelham aos planetas em volta do Sol.
2 - A figura representa o modelo atômico de Rutherford. Esse modelo justifica algumas propriedades de um átomo. Centro pequeno, denso e positivo. Elétrons contidos em circuitos chamados de eletrosfera que circulam ao se redor.
Dalton Schrödinger
A quantidade de cargas positivas e negativas seriam iguais e dessa forma o átomo seria eletricamente neutro. ... O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa. Este modelo de átomo, muitas vezes é chamado de modelo de "pudim de ameixas".
O benzeno tem preferência por reações de substituição.
Resposta. Ele buscava justificar a existência dos elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, que ele acreditava q existia .
Thomson se baseou em seu experimento de raios catódicos para desenvolver sua hipótese. O modelo atômico de Dalton teve que ser abandonado pois não era capaz de responder algumas perguntas que poderiam ser respondidas pelo modelo de Thomson, como, por exemplo, “como se formam os íons"?