Cofatores são pequenas moléculas orgânicas ou inorgânicas, fraca ou fortemente ligados às enzimas, que podem ser necessárias para a função catalítica da enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima mas, na ausência deles, a enzima é inativa.
Exemplo: Determine os cofatores dos elementos a11, a22, a33 da matriz A. O cofator do elemento a11 será determinado pela seguinte expressão: Portanto, devemos determinar o determinante da matriz D11, matriz obtida retirando a 1ª linha e 1ª coluna da matriz A. Com isso, podemos calcular o cofator A11.
Enzimas que atuam junto com alguns íons são chamados apenas de cofator , quando este cofator é orgânico nós chamamos de coenzima.
Coenzima é uma molécula orgânica ou metalorgânica unida a uma enzima, que juntas tem uma função catalítica, e que é necessária ao funcionamento da mesma. Isto as diferencia de um cofator, que ao contrário das coenzimas, encontram-se ligados de forma permanente às proteínas. ...
adjetivo Que é feito por meio ou com a ajuda de um esquema: representação esquemática.
Passar pela garganta para ser levado ao estômago. 2. Engolir.
Os impulsos caminham para a formação reticular medular ou centro da deglutição, localizada no tronco cerebral. Este centro da deglutição, agindo como um “pool” (agrupamento) neuronal organiza o sinergismo necessário para a deglutição normal. Quanto à porção motora, ela é dada pelos pares IX e X.
Sua média é de 600 a 1000 vezes por dia, enquanto os adultos deglutem entre 2400 a 2600 vezes. Não há concordância sobre estes valores, variando de autor para autor. Deglutimos menos à noite e mais ao falar e mastigar por serem funções que necessitam de maior produção de saliva.
A disfagia neurogênica compreende as alterações da deglutição, que ocorrem em virtude de uma doença neurológica, com os sintomas e complicações decorrentes do comprometimento sensório-motor dos músculos envolvidos no processo da deglutição, e a disfagia mecânica apesar da integridade do sistema nervoso central, ...
- Disfagia Mecânica – dificuldade de deglutição como resultado de alteração estrutural. Esta pesquisa refere-se, de forma mais específica, à disfagia neurogênica em pacientes com paralisia cerebral (PC), por ser alto o índice desses pacientes, apresentando dificuldades no processo de deglutição.