“Herança autossômica dominante” é uma expressão que quer dizer que uma certa doença aparece em todas as gerações de uma família, até onde as pessoas podem se recordar. O diagrama a seguir apresenta uma possível árvore genealógica de uma família com essa doença.
É autossômica porque ocorre em um cromossomo que não é responsável pela determinação do sexo do bebê. As doenças autossômicas atingem meninos e meninas na mesma proporção. É recessiva porque é necessário para desenvolver a doença, ter herdado uma cópia do gene defeituoso de cada um dos pais.
Herança autossômica dominante É provável que o pai afetado saiba que tem a doença. O outro progenitor não é afetado e nem carrega mutação neste gene. Com doenças dominantes, há 50% de chance de que uma criança receba o gene mutado e que seja afetado pela doença. E 50% de chance da criança não receber a mutação.
Uma doença autossômica recessiva é caracterizada por atingir homens e mulheres na mesma proporção e induzida pelo gene recessivo originado do cruzamento dos pais do indivíduo. A doença só se manifesta se existir 2 alelos recessivos.
Autossómico significa a presença do par de genes num par de cromossomas que não aquele que determina o sexo, portanto quer os indivíduos do sexo feminino quer do sexo masculino poderão ser afectados. Numa transmissão dominante, uma criança afectada normalmente tem um dos progenitores com o mesmo problema.
C) , herança autossômica é toda aquela que vem de qualquer cromossomo que não seja o sexual, portanto não depende do sexo da pessoa afetada. Como é recessiva, indica que não ocorre em todas as gerações de uma família, até mesmo porque o gene recessivo é mais difícil de se manifestar que o dominante.
Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.
Texto-base: Quando dizemos que uma herança é autossômica dominante, significa que o alelo responsável por tal característica está localizado em um autossomo e para que a característica se manifeste no fenótipo, basta a presença de um alelo Enunciado: Considere as seguintes afirmativas: I - A característica se manifesta ...
Resposta. Explicação: Quando um alelo só se manifesta em homozigose, dizemos que se trata de um: a) alelo recessivo. ... Alelos recessivos só se expressam quando estão em homozigose.
Quando dizemos que um alelo é recessivo, por exemplo, estamos referindo-nos a um alelo que * a) somente se expressa em heterozigose.
Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo.
Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.
Em genéntica quando dizemos que um alelo é recessivo estamos referindo-nos a um alelo que (A) sempre causa morte do individuo quando se expressa. (B) se expressa em homozigose e heterozigose.
Resposta. Alelo recessivo é a designação atribuída aos alelos que não se conseguem expressar, a não ser quando ocorrem em homozigótica.
Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa). Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa). Lócus = Região em que cada gene é encontrado em um cromossomo.
Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose. Alelo dominante é expresso no fenótipo, mesmo em dose simples.
Gabarito: Alternativa Correta: Quando uma característica apresenta mais de dois alelos diferentes para o mesmo lócus, esses alelos são denominados alelos múltiplos. Exemplo na espécie humana de alelos múltiplos é o sistema sanguíneo ABO, há, no mínimo, quatro alelos (A1, A2, B e O) (BORGES-OSÓRIO, ROBINSON, 2013).
Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. Existem alelos letais que se comportam de maneira recessiva e aqueles que se comportam de maneira dominante. Denominamos de alelos letais os genes que causam a morte de seu portador.
⇒ Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa). ⇒ Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa). ⇒ Lócus = Posição específica em que cada gene é encontrado em um cromossomo.
Um dos exemplos de formação de alelos múltiplos nos humanos são os grupos sanguíneos do sistema ABO, visto que a espécie humana possui sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos múltiplos diferentes para um único gene: IA, IB e i.
Genes Alelos Homozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são iguais. Exemplo: AA, aa. Genes Alelos Heterozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são diferentes. Exemplo: Aa....Conceitos envolvidos com Genes Alelos
→ Exemplos de alelos letais Se os alelos para acondroplasia, que são dominantes, aparecerem em homozigose, o embrião morrerá antes mesmo do nascimento. Se o alelo aparecer em dose simples, ocorrerá o nanismo. Podemos citar ainda a fibrose cística, que é causada por um gene autossômico recessivo.
O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).
O fato de um gene ter mais de dois alelos envolvidos na expressão de um caráter a nível populacional denomina-se alelismo múltiplo. O alelismo múltiplo é responsável pela variabilidade existente entre os indivíduos para determinadas características.
A pleiotropia, também denominada por efeito pleiotrópico, é um fenômeno genético em que um único gene possui controle sobres às manifestações de várias características.