Cantus® é um produto que apresenta mecanismo de ação atuando sobre todos os estágios de desenvolvimento e reprodução do fungo, como inibição da germinação dos esporos, desenvolvimento e penetração dos tubos germinativos, crescimento micelial e esporulação.
O manejo de controle contra a ferrugem deve ser preventivo, feito por meio da aplicação de fungicidas cúpricos a base de cobre, moléculas de triazol e estrobilurina, nos meses de novembro até março a abril, dependendo das condições de chuva do ano.
Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês. Se não encontrar cavalinha, experimente fazer a calda de camomila que é ensinada neste programa para a Rádio Globo SP.
A poda da goiabeira deve ser feita a cada dois meses. Com esse cuidado, é possível produzir frutas mais de uma vez por ano no mesmo pé. “Se não for bem podada, bem conduzida desde o início, a planta não vai produzir goiabas grandes, bonitas.
Descubra o que fazer para evitar o problema É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.
FRUTOS ENSACADOS Indicada para proteger frutos maiores, como manga, goiaba, banana, pêssego, caqui, nêspera, melão e maracujá, a técnica de ensacamento consiste no uso de saquinhos de papel-manteiga, papel encerado ou TNT para embalar os frutos enquanto eles se desenvolvem, mantendo assim as moscas afastadas.
Faz mal? - Comer o bicho da goiaba não faz mal, apesar de ser meio nojento. Ele tem as mesmas propriedades da fruta, já que, desde que nasce, sua única fonte de alimento é a polpa da goiaba. Além disso, quando há bicho é sinal de que o vegetal não tem agrotóxico.
A bióloga Angela Sanseverino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explicou que o bichinho da goiaba é uma larva de inseto. Ele se desenvolve na goiaba após sair de um dos ovinhos que sua mãe – uma mosca – colocou dentro da fruta. ... A mosca que se forma a partir do bicho da goiaba é conhecida como mosca-das-frutas.
Tem quem acredite que comer as sementinhas pode fazer mal, mas na verdade as dezenas de pequenas sementes duras podem, sim, ser ingeridas – além disso, elas são ricas em ácido linoleico e ômega 6. E nada de descascar a fruta para comer: a casca possui três vezes mais proteínas e 40% mais fibras do que a polpa.
Pesquisas recentes mostram que a goiaba é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas, firmando-se como excelente alimento para diabéticos, prevenção ao câncer, fortalecimento da saúde cardiovascular, saúde dos olhos, desenvolvimento fetal, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, ...