Resposta. A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.
O conceito de sociedade, tão utilizado na Sociologia, tem alguns significados e especificidades que são levados em consideração pelos autores clássicos da disciplina. ... De maneira geral, sociedade é o conjunto de pessoas que vive em um mesmo território, compartilham gostos, costumes, construções e rituais sociais.
Sociedade e indivíduo Os autores clássicos têm diferentes abordagens sobre o tema. Durkheim enfatiza que a sociedade é anterior ao indivíduo e impõe-se sobre ele, suas regras (fatos sociais) são exteriores, coercitivas e gerais e exercem controle sobre os indivíduos.
Já para a Sociologia e Filosofia, o indivíduo – como sinônimo de ser humano / cidadão – é aquele que possui uma identidade própria que o distingue dos demais indivíduos. ... Por extensão, a palavra “indivíduo” também pode ser usada no sentido pejorativo, se referindo a alguém que é desprezível ou indigno de algo.
a visão dicotômica entre indivíduo e sociedade é essencial nas ciências sociais, fazendo parte dos primórdios do desenvolvimento da sociologia, que surgiu em meio a um crescente processo de industrialização iniciado ainda no século XVIII e que levou ao surgimento de inúmeros problemas sociais no inicio do século ...
A socialização na escola tem um importante papel na formação individual de cada aluno. O ambiente escolar é um cenário vivo de interações de trocas explícitas de ideias, valores e interesses diferentes. ... Essas práticas podem ajudar na observação de como se dá a socialização entre os alunos e na contenção de distúrbios.
Se a escola está inserida em um bairro que tem problemas sociais, por exemplo, ela precisa conhecer esse cenário, para fazer, de fato, parte dele e ter participação ativa na solução das adversidades que o afligem. Com o engajamento de todos, é possível pensar ações conjuntas e conquistar melhorias para toda a região.
Assim, chamamos de socialização o processo de aprendizado pelo qual os indivíduos passam ao longo da vida para aprender a viver em sociedade. Nesse processo a coletividade é fundamental. ... a) A coletividade pouco contribui para a formação do indivíduo pois as principais características de cada um são inatas.
Assim, desde criança os seres humanos vão se socializando mediante as normas, valores e hábitos dos grupos sociais que o envolvem. Observe que nesse processo, todos os sujeitos sociais sofrem influência comportamentais. ... O processo de socialização vem se alterando ao longo do tempo, através das mudanças da sociedade.
Alguns especialistas dizem que o nome pode sim influenciar na personalidade da criança. ... Com a escolha do nome estamos definindo em parte o nosso bebê. Por isso, os pais devem ter cuidado e não serem levados pela emoção do momento. O nome não é algo temporal, é algo que a criança levará durante toda a sua vida.
O nome é um elemento de individualização da pessoa na sociedade. Ele é um direito de personalidade, algo íntimo. O nome é uma etiqueta que carregaremos por toda a nossa vida. Todo mundo tem direito ao nome, que é composto de prenome e sobrenome.
Chamar alguém pelo nome parece banal. Mas é um jeito de dizer "você é único" ao interlocutor. Certa vez - a única, na verdade -, fui convidado para dar uma entrevista na TV.