A frequência cardíaca de repouso de 130 a 150 batidas por minuto é normal para um recém-nascido, mas é rápido demais para uma criança de 6 anos em repouso. Em um adolescente muito atlético, uma frequência cardíaca de repouso de 50 a 60 batimentos por minuto pode ser normal.
Diziam os antigos: se a frequência cardíaca do seu bebê for maior que 140 batimentos por minuto, o bebê é feminino. Freqüência cardíaca abaixo de 140 bpm significa que é um menino.
Em repouso, a frequência cardíaca normal apresenta uma variação entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). A aceleração dos batimentos (acima de 100 bpm) indica que a pessoa está com taquicardia. Já uma frequência cardíaca baixa, inferior a 60 bpm, é considerada uma condição de bradicardia.
O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.
De início, precisamos falar que o bebê não mexer na barriga não é normal. O natural é que o bebê se movimente e chute por volta do quinto mês de gestação e que esses movimentos se intensifiquem com o passar das semanas, ao contrário do mito popular de que o bebê pare de mexer perto do parto.
Embora os tombos e pancadas sejam as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem acabar interferindo na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.
A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.
Gestantes não devem ficar muito tempo sem comer por dois motivos: primeiro, porque o estômago vazio secreta muito ácido, o que aumenta os enjoos e a azia; segundo, porque a grávida corre o risco de sofrer também uma crise de hipoglicemia, que pode levá-la a sentir tonturas, ter calafrios e suar intensamente e até ...
Normal. Quando a mãe se assusta, existem dois estímulos: o auditivo e o visual. O visual corresponde à parte hormonal da coisa. Por exemplo, a mãe vê uma cobra e libera hormônios de estresse na corrente sanguínea, que chega até o bebê.
Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher. Com isso, o bebê recebe mais sangue e tem uma sensação boa e prazerosa.
Mesmo depois desse período “é difícil dizer que o feto sente alguma dor porque ela, como qualquer outra sensação, desenvolve-se no período pós-parto junto com a memória e outros comportamentos aprendidos.”
Nos primeiros três meses de gestação, o embrião já sente um desconforto sempre que sua mãe tem sentimentos negativos, percebendo desde muito cedo o amor e a rejeição.
Quando você está triste ou nervosa, libera hormônios que aumentam seu ritmo cardíaco. Isso é transmitido para o bebê e pode também alterar a pressão arterial do seu filho. Então, ele sente os efeitos físicos do choro.
A ciência demonstrou que, durante a gravidez, seu bebê sente as mesmas coisas que você e com a mesma intensidade. Se você chora de tristeza, seu bebê vai experimentar na própria pele esse estado emocional. Ele vai sentir como se essa tristeza e essa angústia fossem dele.
Dentro da barriga os bebês podem experimentar em primeira mão as emoções que sua mamãe sente. Isso acontece porque o corpo libera hormônios junto com cada sentimento. Quando se está feliz, o organismo se enche de endorfina e serotonina.
Assim como dissemos que seu bebê sente tudo aquilo que você sente. Ele é capaz de captar tanto os seus sentimentos como seus estados de ânimo. Através do cordão umbilical o feto recebe neurotransmissores e hormônios que tem um efeito similar ao que se faz em sua mãe.
Eles acreditam que isso se deve ao fato de que, nessa fase da gestação, a pele do pequeno está bem mais sensível.
A partir da 16ª, acredita-se que o bebê começaria a ouvir sons abafados. “Já, por volta da 21ª semana (ou quinto mês) de gravidez, ele ouviria e distinguiria a voz materna claramente, reagindo aos estímulos sonoros mais conhecidos um pouco antes da 24ª”, completa o especialista.
Tira a mão daí “Sentir o bebê se mexer transmite segurança à mãe de que tudo vai bem”, diz. “Colocar a mão sobre a barriga seria uma maneira de protegê-lo.”
Alisar a barriga pode estimular o parto? Não, mas pode causar contrações – que não vão prejudicar seu filho.
O ouvido desenvolve-se muito rapidamente na vida do feto. Os últimos estudos indicam que o feto responde ao som aproximadamente à s 16 semanas de gestação ou inclusive já à s 12 semanas. A resposta aos sons da fala parece dar-se mais perto das 24 semanas.
“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...
Dentro do útero o bebê pode ouvir? Em torno da 26ª semana de gravidez, o bebê já está com o sistema auditivo totalmente formado, preparado para atender aos estímulos do lado de cá.
Na verdade, segundo os cientistas, essa manifestação tem a ver com a forma como o bebê vai se comunicar com a mãe quando ele nascer. Os especialistas acreditam que o desenvolvimento das expressões faciais dos fetos se tornam mais complexas de acordo com os avanços na gravidez.
Veja 5 dicas para se comunicar com o bebê na barriga
Recém-nascido chorando Quem sonha com bebê chorando pode estar precisando de atenção de alguém ou de alguma coisa. É preciso, porém, ficar atento ao sentimento de culpa em relação a algo que prometeu a si mesmo e não realizou.
Sonhar com água: ter sonhos com torneiras abertas, cachoeiras ou outras formas de quedas d'água podem significar que a mulher está grávida. Os motivos seriam, supostamente, a fabricação do líquido amniótico no início da gravidez ou mesmo um medo inconsciente da bolsa estourar no fim da gestação.
Em geral, sonhar com um bebezinho é sinônimo de felicidade, de algo alegre, próspero. Mas os caminhos podem ser mais amplos, passando por projetos, início de novas etapas e até mesmo representação de algo, algum sentimento seu. Inclusive, pode indicar alguns problemas presentes na vida.