Na filosofia, ele acreditava na existência de uma matéria-prima básica responsável pela origem do Universo: a água. Em uma de suas frases mais conhecidas, Tales teria dito que “o Universo é feito de água”. Ele observou que, sem água, tudo morria. Logo, ela era a fonte da vida.
As principais ideias de Tales de Mileto dizem que tudo o que conhecemos é feito de água, todas as coisas estão cheias de vida, as mudanças e a geração são feitas pela condensação e a rarefação. Tales foi o primeiro teórico a formular um pensamento mais sistemático fundado em bases racionais.
Anaxímenes considerava que o ar era o elemento originário. Tudo o que existe, inanimado ou animado, era composto por ar para Anaxímenes, assim como Tales entendeu que a água estava na origem de tudo.
Primeiro filósofo grego nascido na Jônia; Matemático e astrônomo; Previu um eclipse solar e formulou o teorema de Tales; Afirmava ser a água o princípio de todo o Universo.
As contribuições de Tales de Mileto foram, mais especificamente, para a geometria, sendo elas: A demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais; ... Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos.
De acordo com Heródoto, Tales previu um eclipse solar que ocorreu em 28 de maio de 585 durante a Batalha de Hális, confirmando o seu acesso aos registros babilônicos. Tales acreditava que a Terra seria um disco achatado flutuando em um oceano infinito, e estabeleceu a escola Jônica (Milesiana) da astronomia grega.
Para Tales de Mileto, a arché seria a água. ... Tales então viu que o calor necessita de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos, que os alimentos contêm seiva, e concluiu que o princípio de tudo era a água.
Suas mais importantes contribuições foram a fundação da escola pitagórica e o famoso e tão utilizado Teorema de Pitágoras. Tales de Mileto (624 – 546 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego. É considerado o primeiro filósofo ocidental e o pai da ciência.
Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.
Mileto, Turquia
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.
Foram os Pré-Socráticos que são Tales de Mileto, Pitágoras de samos, Heráclito, Parmênides, Empédocles, Anaximandro e Anaxímenes.
Bom, alguns exemplos de filósofos naturalistas famosos seriam Xenófanes, Demócrito, Empédocles, Anaxímenes, Leucipo, Anaximandro, Parmênides, Pitágoras, Anaxágoras, Heráclito e Tales de Mileto que também são chamados de filósofos pré-socráticos.
Resposta. Resposta:Os primeiros pensadores centraram a atenção na natureza e elaboraram diversas concepções de cosmologia (procurar a racionalidade constitutiva do universo), explicar, diante da mudança (do devir) a estabilidade, o uno.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
Gmfelicio, as primeiras questões filosóficas foram elaboradas pelos Pré-Socráticos, que também são conhecidos como Filósofos da Natureza. Eles analisavam a physis, ou seja, a matéria, e buscavam a arché do mundo, ou seja, a substancia primordial que origina tudo.
A história da filosofia costuma ser dividida em quatro grandes períodos: a Filosofia Antiga (séc. VII a.C. à V d.C.), a Filosofia Medieval (séc. V à XV), a Filosofia Moderna (séc. XVI à XVIII) e a Filosofia Contemporânea (séc.
Assim, costuma-se estudar a história da filosofia com a seguinte disposição: filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea.
A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.
Voltar
A Filosofia Antiga abrange um período em que os pensadores gregos viviam em busca constante pela sabedoria. Seu surgimento ocorreu no século VII a.C e perdurou até a queda do Império Romano. O termo filosofia advém do grego e tem como significado “amor ao conhecimento”.
Resposta: filosofia moderna. Explicação: seria como a última fase da filosofia antiga ficou conhecida.