EQST

O Que Fator De Configuraço Cavitaria?

O que é fator de configuração Cavitaria?

O Fator-C, também denominado de fator de configuração cavitária, é representado pela proporção entre a área de superfície aderida e a área de superfície livre de uma restauração e tem exercido grande influência na determinação das tensões geradas nas interfaces adesivas13, 34.

O que é fator C na odontologia?

 Também denominado fator C.  É a proporção entre o número de superfícies aderidas com as não aderidas.  Para reduzir o efeito do fator C, utiliza-se a técnica incremental.

Qual a importância da técnica incremental?

Ainda assim, a técnica incremental é recomendada pela maioria dos autores, pois pode permitir uma melhor adaptação do material resinoso às margens cavitárias, possibilitar a polimerização adequada da resina composta devido a pouca espessura dos incrementos, possibilitar restaurações policromáticas e facilitar a ...

O que é contração de polimerização?

CONTRAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO: A reação de polimerização é caracterizada pela aproximação das moléculas de monômero e, consequentemente, por uma redução no volume do material. Quanto maior o volume de matriz, maior a concentração e vice-versa.

O que podemos fazer para evitar as falhas na técnica restauradora com resinas compostas?

A prevenção do manchamento das restaurações de resina composta pode ser alcançada com controle da dieta, da higiene oral e de hábitos como o tabagismo. O consumo ou o uso habitual de substâncias com corantes provoca o fenômeno de adsorção das moléculas de pigmento à superfície do material restaurador.

O que é a técnica de estratificação para restaurações com resina composta e quais os benefícios que podem ser obtidos com esta técnica?

A técnica de estratificação das diferentes camadas de resina composta implica em um resultado estético satisfatório não só em termos de cor, mas principalmente na reprodução das propriedades óticas dos dentes naturais, sendo necessário um conhecimento profundo dos materiais que utilizados, bem como da técnica de ...

Quais os problemas que podem ocorrer devido à falta de adesão das resinas compostas a estrutura dentária?

O maior problema da Dentística Restauradora era a falta de adesão dos materiais restauradores às estruturas dentárias, a qual permitia uma infiltração marginal, que leva à descoloração marginal, fraturas marginais, reincidência de cárie, sensibilidade pós-operatória e reações pulpares (8,31) .

O que são adesivos dentinários?

Os sistemas adesivos convencionais caracterizam-se pela aplicação prévia e isolada de um ácido forte, o ácido fosfórico, sobre as estruturas dentais. Esta categoria de sistema adesivo está disponível para o uso em três passos ou em dois passos clínicos.

O que é um adesivo Autocondicionante?

Os adesivos autocondicionantes são sistemas que dissolvem parcialmente a smear layer, (Van Meerbeek et al., 1988), eliminam a necessidade de condicionamento com ácido fosfórico pelo uso do primer ácido, estando disponíveis tanto com primers autocondicionantes, como adesivos autocondicionantes de passo único (The Dental ...

Como é o adesivo dental?

A restauração adesiva é a aplicação de resina composta da cor do dente para reparar um dente com cárie, lascado, fraturado ou pigmentado. ... O procedimento é restauração adesiva porque o material restaurador preenche e se adere ao dente.

Como usar o clearfil?

ADESIVO CLEARFIL SE BOND – KURARAY

  1. Indicação clínica:
  2. Procedimento clínico:
  3. 1) Limpeza da estrutura dental. 2) Secar a cavidade e aplicar o Primer ativamente por 20”, utilizar levemente o jato de ar e não há necessidade de fotopolimerizar. 3) Aplicar Bond com um leve jato de ar e em seguida fotopolimerizar por 10”. ...
  4. Conteúdo do Kit: