Perda auditiva bilateral é uma perda auditiva em ambos os ouvidos. Deficiência auditiva bilateral pode ter diferentes níveis: suave, moderada, severa ou profunda. A perda auditiva bilateral pode ser causada por vários fatores no ouvido externo, médio e interno, ou uma combinação das três.
Microtia é uma deformidade congênita, na qual o pavilhão auricular (orelha externa) é subdesenvolvido. Uma orelha completamente subdesenvolvida é referida como anotia. Devido ao fato de microtia e anotia terem a mesma origem, a condição pode ser chamada genericamente de microtia-anotia.
Os ossículos são os menores ossos do corpo humano e já estão em seu tamanho completo ao nosso nascimento, menores do que um grão de arroz. Estão localizados na cavidade em forma de ervilha da orelha média, e conectam-se entre si, formando uma ponte entre a membrana timpânica e a janela oval.
A microtia pode resultar do uso de isotretinoína durante a gestação. Existem diferentes graus de microtia. São eles: Grau I: desenvolvimento normal do canal auditivo, mas anormal do pavilhão auricular.
Chamamos essas deformidades de malformação de orelha, ouvido congênito ou microtia. Elas variam de pequenas alterações estéticas na orelha externa (pavilhão auditivo) até ausência de orelha externa e fechamento do conduto auditivo junto a ausência das estruturas normais de dentro do ouvido (tímpano e ossículos).
O tempo de recuperação é de três meses após a cirurgia. Já a cicatrização completa pode durar até um ano. O valor do procedimento é de R$ 2 mil até R$ 10 mil (se houver internação hospitalar) | Preços do Rio de Janeiro.
O meato acústico externo pode ser visualizado como ponto de referência anatômica, desta forma a porção escamosa se dirige superiormente, a mastóidea posteriormente, a timpânica ântero-inferiormente e a petrosa medialmente.