Resposta. O acordo dividia o "novo mundo" em duas partes, as terras a leste pertenciam a Portugal e as terras ao oeste da linha pertenciam à Espanha. A linha imaginária passava por Laguna. A assinatura foi intermediado pelo Papa Alexandre VI, a Bula Inter Coetera.
b) Alguns países europeus contestavam a Tratado de Tordesilhas na medida em que este não incluía ou privilegiava a ação expansionista de outras nações que, tardiamente, também manifestaram expresso interesse na descoberta e exploração de novas terras e rotas comerciais.
Resposta. Porque eles estavam de fora do tratado e também queriam as novas terras descobertas, por isso que frança e holanda invadiram o brasil e outros países.
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
A contestação francesa ao Tratado de Tordesilhas teve no monarca Francisco I o mais veemente representante. ... A crítica feita por Francisco I ao Tratado de Tordesilhas baseia-se. a) na existência de documento papal, nunca trazido a público,que determinava em testamento a divisão do mundo.
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre o reino de Portugal e o reino de Castela, celebrado em 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas (Espanha). Por este tratado, castelhanos e portugueses dividiram o novo mundo, através de um meridiano a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, na África.