Os tipos são: Transformação isobárica: mudança com pressão constante; Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante; Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.
A transformação adiabática é aquela em que não há trocas de energia térmica entre o sistema e o meio exterior. ... Quando um gás se dilata adiabaticamente, como qualquer outra expansão, ele efetua trabalho externo, sendo necessária energia para efetuá-lo.
Como exemplo, pode-se mencionar a expansão de gases de combustão em um cilindro de motor de automóvel em alta rotação. É correto afirmar que, em um processo adiabático no sistema, a) a temperatura é constante e o trabalho realizado pelo sistema é nulo.
Resposta. Explicação: O gás sofre uma transformação isotérmica quando está em um sistema fechado e tem sua pressão ou volume alterados, porém, a temperatura é sempre constante.
Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando (1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante. ... “Com a temperatura sendo mantida constante, a massa de determinado gás ocupa um volume inversamente proporcional à sua pressão.”
O gráfico representa a transformação isobárica para certa quantidade de um gás ideal.
A Lei de Charles é uma lei dos gases perfeitos. Esta lei diz respeito às transformações isobáricas, isto é, aquelas que se processam a pressão constante, cujo enunciado é o seguinte: À pressão constante, o volume de uma determinada massa de gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta.