O documento Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (2017) define parâmetros como referência, ponto de partida, ponto de chegada, linha de fronteira e também como práticas a serem executadas por diversos atores do processo educativo. ... cionamento das Instituições de Educação infantil.
A finalidade de definir os parâmetros de qualidade está relacionada ao intuito de estabelecer os requisitos necessários para uma Educação Infantil que possibilite o desenvolvimento integral e integrado da criança até os 5 anos de idade, em seus aspectos físico, motor, psicológico, intelectual, cognitivo, socioemocional ...
Como avaliar a qualidade da Educação Infantil na sua escola
Parâmetros são mais amplos e genéricos, indicadores mais específicos e precisos. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e dos professores de Educação Infantil.
Os principais parâmetros físicos para medição da qualidade da água são:
Os parâmetros físicos são a cor, a turbidez, a temperatura e o sabor/odor. Já os parâmetros químicos são a salinidade, a dureza, a alcalinidade, a corrosividade, a presença de íons de ferro e manganês, presença de impurezas orgânicas e inorgânicas, presença de nitrogênio ou fósforo e presença de agrotóxicos.
Então, para identificar a qualidade da água, são necessários indicadores físicos, químicos e biológicos. Os indicadores de qualidade física são cor, turbidez, temperatura, sabor e odor. A cor denuncia a existência de substâncias em solução, geralmente material orgânico.
Parâmetros físicos
O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation. ... Nas décadas seguintes, outros Estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país.
A maior parte da matéria orgânica em decomposição encontra-se no fundo dos corpos d'água, no sedimento, onde a concentração de oxigênio torna-se menor, ocasionando a decomposição anaeróbica dessa matéria orgânica.
Algumas plantas de água potável também adicionam pequenas quantidades de ortofosfato ou fosfatos condensados durante o tratamento. O ortofosfato é a forma mais simples de fósforo para medir, mas o fósforo total é considerado o melhor indicador dos níveis de fósforo na água, porque mede todas as formas.
Fósforo total é um indicador do excesso de fósforo nas águas. ... O fósforo é um nutriente essencial para as plantas e animais, porém, em grandes quantidades nas águas pode causar a proliferação desenfreada de algas, que é responsável por limitar e esgotar o oxigênio para os peixes e outros organismos marinhos.
Como resultado, os níveis de fósforo e outros minerais despencam. Um fosfato é um produto químico inorgânico e um sal de ácido fosfórico. Em química orgânica, um fosfato, ou organofosfato, é um éster de ácido fosfórico. ... O fosfato é uma partícula carregada (íon) que contém o fósforo mineral.
DBO significa demanda biologica de oxigenio e faz referencia a quantidade de oxigenio que se consome na degradacao da materia organica no meio aquatico por processos biologicos. Ou seja, quanto mais materia organica, mais oxigenio se gasta para degradar essa materia e mais poluida e a agua.
O teste da DBO é realizado através da diluição de uma amostra da água a ser analisada em água deionizada saturada de oxigênio. ... Ao fim dos cinco dias, repete-se a medida do oxigênio dissolvido (OD final). A DBO5 será a diferença entre o OD inicial e o OD final.
Sabor e odor: resultam de causas naturais (algas; vegetação em decomposição; bactérias; fungos; compostos orgânicos, tais como gás sulfídrico, sulfatos e cloretos) e artificiais (esgotos domésticos e industriais). O padrão de potabilidade: água completamente inodora.
Por esses motivos o controle da qualidade da água que deve ser exercido pelas unidades de abastecimento, tanto quanto a vigilância por meio dos órgãos de saúde pública, são essenciais para a garantia de proteção à saúde dos consumidores.
Os parâmetros importantes para que uma água seja considerada potável são os valores de cor, turbidez, presença de organismos patogênicos, cloro residual, dentre outros.
i) Oxigênio Dissolvido (OD): é indispensável aos organismos aeróbios; a água, em condições normais, contém oxigênio dissolvido, cujo teor de saturação depende da altitude e da temperatura; águas com baixos teores de oxigênio dissolvido indicam que receberam matéria orgânica; a decomposição da matéria orgânica por ...
A redução de oxigênio na água é um dos efeitos da presença de grande quantidade de plantas aquáticas no local. Além disso, a concentração de peixes no mesmo momento no mesmo ponto pode ter contribuído para a diminuição do teor.
Oxigênio dissolvido é a concentração de oxigênio (O2) contido na água, sendo essencial para todas as formas de vida aquática. Os sistemas aquáticos produzem e consomem o oxigênio, o qual é retirado da atmosfera na interface água - ar e também é obtido como resultado de atividades fotossintéticas de algas e plantas.
O valor mínimo de oxigênio dissolvido (OD) para a preservação da vida aquática, estabelecido pela Resolução CONAMA 357/05(2) é de 5,0 mg/L, mas existe uma variação na tolerância de espécie para espécie.
Oxigênio dissolvido em sistemas aquáticos O valor de KH para o O2 a tempe- ratura de 25 °C é de 1,29 x 10–3 mol L–1 atm–1. Portanto, estima-se a solubilidade do O2 em água, a 25 °C e no nível do mar, como sendo 8,6 mg L–1.
No meio ambiente, geralmente, o oxigênio dissolvido (OD) vem da fotossíntese biótica aquática ou pela difusão desse gás, que está presente no ar, na superfície da água. ... Portanto, as águas frias retêm mais oxigênio que as águas mais quentes.
Quais são os sintomas de falta de oxigênio e como podemos reconhecê-los? A primeira resposta de um peixe que se encontra em água com reduzido oxigênio é aumentar a taxa de ventilação. Qualquer pessoa que conheça de perto seu peixe notará que os peixes mantém um ritmo natural de ventilação.
O chamado OD é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e promover a respiração branquial dos peixes. ... Essa matéria orgânica é derivada de esgotos lançados nos rios, daí a importância de se oxidar (diminuir) esse material.
Já a água é formada por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. ... Eles têm órgãos especiais para retirar o gás oxigênio dissolvido na água. Ou seja, na H2O dos rios e mares há muito O2 misturado, e é esse gás O2 que os peixes usam na respiração.
Resposta. Resposta: O oxigênio é de suma importância nesses ambientes, pois sem a presença desse elemento a vida aquática seria inviável. ... Sem o oxigênio isso não seria possível e afetaria diretamente nas nossas vidas, pois não existiria vida aquática.